Detalhes sobre a cidade de Ubiratã
Ubiratã é um nome de origem tupi-guarani significando madeira dura. Antes disso denominava-se Gleba Rio Verde, a qual foi adquirida em 1954, pela Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (SINOP), que executou um trabalho admirável de colonização.
No dia 19 de fevereiro de 1956 foi lançada a pedra fundamental da "Vila Ubiratã". Em 20 de julho de 1960 a Vila passou a ser município. No dia 11 de agosto de 1960, Osmar João Bertoli foi nomeado o primeiro prefeito de Ubiratã, pelo Governador Moisés Lupion.
O município de Ubiratã foi criado com a Lei 4.425, de 20 de julho de 1960 e passou a categoria de comarca, sendo instalada em 15 de dezembro de 1963.
A Cidade foi emancipada em 04 de novembro de 1961.
Geografia
Ubiratã está localizada na região Centro-Oeste do Paraná, com uma superfície de 655.845 km² e 21.214 habitantes com uma taxa anual de -1,40% de crescimento.
Clima
O clima é subtropical, com verões quentes e chuvosos e poucas geadas no inverno.
Solo
O solo é de terra roxa e de boa fertilidade o que faz da agricultura a sua principal fonte de riqueza, produzindo em abundância: soja, milho (verão e segunda safra), trigo.
Vegetação
A vegetação de Ubiratã, é recoberta pela Floresta Estacional Semidecidual pertencente ao Bioma Mata Atlântica. É composta de variadas espécies como a peroba, o cedro, a canela e o jacarandá.
Hidrografia
Seu território é banhado por vários córregos e rios. O rio Piquiri é o principal, e com seus afluentes constituem-se em atrativos turísticos, pois neles se encontram inúmeras ilhas, e saltos, tais como: Apertado, Morumbi, Amaro etc.
Economia
Função econômica da baseada na agricultura, com a produção principal em soja e milho.
Mais detalhes sobre Ubiratã