Detalhes sobre a cidade de Nova Tebas
No dia 8 de dezembro de 1987,e instalado em 1 de janeiro de 1939, quando foi desmembrado de pitangas, criado através da a Lei Estadual Nº 8.624, realizava o sonho do Padre Antonio Holler, que desde a década de 70, defendia a criação do município. A campanha iria atingir seu ápice e premiar a persistência dos abnegados pioneiros em 1986. Foi quando um abaixo assinado, de iniciativa do edil Donato Esser, que representava o distrito na Câmara de Vereadores de Pitanga, contendo mais de 5 mil assinaturas, foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado, inicialmente pelo deputado Trajano Bastos. Acabou sendo aprovado naquela casa e com a sanção do governador Álvaro Dias, estava oficialmente criado o município de Nova Tebas.
No entanto, a história do município se inicia lá pelo ano de 1930, quando o local denominado "Tabatingüera", era ainda mata virgem, conhecida apenas por caçadores. Taba em tupi-guarani significa aldeia. Portanto "Aldeia Tinguera". Provavelmente onde atualmente se localiza a cidade, foi uma aldeia indígena.
Com a chegada dos primeiros moradores, em função da fóz de 3 córregos que desaguam no Rio Vorá, passou a ser conhecido por Três Barras.
O povoado foi formado entre 1940 e 1950, com a chegada das famílias de Mário Moleta, Bernardo Laitner, Vítor Lourenço, Nicolau Horodenski, Pedro Huida, Venceslau Ezequiel dos Santos, José Gouveia, Manoel de França, José Duarte Rosa, Antonio Pontarolo, Francisco Santana, Estanislau Schimanski, Antonio Michack, Sebastião de Matos, Joaquim Berardi, Herondi Dal Santo, Varsilio Hrysyki, Francisco Berger, Nicolau Oening, Antônio Machado, famílias Borgert, Brand, entre outras.
Nos anos sessenta houve uma intensa migração dos estados de Pernambuco, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.
Em 1961, um personagem conhecido por " o grego", Elias Papanastáscio, adquiriu uma área de terras (rural) para loteamento urbano, com a intenção de fundar uma cidade. Em homenagem a sua cidade natal, Tebas, no país heleno, decidiu chamá-la de "Nova Tebas".
Em 1962 se fixou aonde viria a ser Nova Tebas com a esposa Zeni, o filho Jane e as filhas Adma e Constantina. Construiu sua casa próximo a atual igreja São Pedro Apóstolo, a mesma onde atualmente reside Donato Esser. "Eu comprei a casa do Grego, meu compadre, em 1969", informou Esser.
Em 1963, quando só havia 14 casas na jovem Nova Tebas, Benedito Cardoso de Aguiar abriu a primeira farmácia. Como a cidade estava se desenvolvendo, estradas começaram a ser abertas para facilitar o acesso ao novo município. Até então, a principal estrada (carreador) levava para Pitanga, passando por Bela Vista e o transporte era feito por cavalos, cargueiros, charretes e carroças.
Mais detalhes sobre Nova Tebas