Detalhes sobre a cidade de Piraquara
Piraquara, segundo Silveira Bueno, é vocábulo indígena que significa "toca dos peixes", ou seja, loca. Do tupi pira: peixe; e quara ou coara: buraco, cova, cavidade, esconderijo. Outra interpretação traduz como "comedor de peixe", isto é, o pescador. De pira: peixe; e guara: comedor.
História
A procura pelo ouro, que enchia as "burras reais" de Portugal, foi principal motivo da intensa movimentação no planalto curitibano, a partir do século XVII. Das minas de ouro do Arraial Grande se originou São José dos Pinhais e mais tarde Piraquara.
No início do século XVIII, o capitão Manoel Picam de Carvalho, mineiro da Vila de Paranaguá, se estabeleceu no planalto e deu início a uma lavra mineradora. Neste sítio de Manoel Picam foram lançados os fundamentos históricos do atual município de Pirarquara. Em 1731 Picam vendeu a área, que incluía a lavra, roças e criações, capitão Antonio Esteves Freire e dª Isabel da Serra. O preço negociado foi de 500$000 (quinhentos mil réis).
Igreja de Bom Jesus dos Passos; em 1898 a Baronesa do Cerro Azul doou a imagem do padroeiro.Antiga estação ferroviária.
Nesta época, início de povoamento dos Campos de Curitiba, proliferavam muitas fazendas, que ajudavam-se mutuamente, para superar os problemas inerentes aos padrões da época. Registravam-se as propriedades do capitão Manoel Gonçalves Cadeixa, Manoel Cordeiro Cardoso, sargento-mor Manoel do Vale Porto, Manoel Rodrigues Tomaz e do capitão João Rodrigues França.
Mais detalhes sobre Piraquara