Detalhes sobre a cidade de Telêmaco Borba
As primeiras referências históricas desta região datam do final dos anos 1700, quando José Félix da Silva e Antônio Machado Ribeiro ocuparam grandes extensões de terras, a maioria cortada pelo Rio tibagi.
A história de Telêmaco Borba se confunde com a do município de Tibagi, pela presença de garimpeiros e dos campos de invernagem para as tropas.
A cidade nasceu da fazenda Monte Alegre, fazia parte da fazenda: Harmonia, Lagoa, Mirandinha, Imbaú, Mina de Carvão, Antas, Triângulo, Cirol, Barro Preto, Mandaçaia e Cidade Nova.
Para a escolha do nome do município diversos nomes foram cogitados entre eles: Papelândia, Klabinópolis e Monte Alegre do Paraná. Contudo, o nome dado ao município foi Telêmaco Borba, através da ação articulada de Guataçara Borba Carneiro então presidente da Assembléia Legislativa do estado e neto de Telêmaco Borba. Que teceu homenagem ao autodidata, indianista, desbravador, colonizador, colecionador, etnógrafo, geólogo, geógrafo, paleontólogo, letrista, escritor e historiador, militar federalista e exilado político, ex-deputado e ex-prefeito de Tibagi, coronel federalista e maragato Telêmaco Augusto Enéas Morosini Borba (Vila da Borda do Campo, Curitiba, 15 de setembro de 1840 — Tibagi, 23 de novembro de 1918).
Visita do Presidente Luis Inácio Lula da Silva
O dia 14 de abril de 2009 entrou para o arquivo histórico do município com a chegada do Presidente da República. Telêmaco Borba e a Klabin ganharam a ilustre visita do presidente Lula, em seus 110 anos de aniversário de fundação da Indústria Klabin.
“Há determinados momentos em que nós temos que acreditar, trabalhar. E o ponto de equilíbrio é nossa ação, governos, empresários, trabalhadores, dando continuidade, acreditando e fazendo as coisas acontecerem. É bom saber que o Brasil tem gente ousada. Verificar sempre o que é possível fazer. Isso pode ser alcançado. Qualquer governo que vier a governar este País ou pensa para os próximos 20 anos, para não sofrer retrocessos, ou para. E isso tem que ser pensado além das eleições”.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, durante sua passagem por Telêmaco Borba.
Geografia
Possui uma área é de 1.226 km² representando 0,6149 % do estado, 0,2175 % da região e 0,0144 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 24°19'26" sul e a uma longitude 50°36'57" oeste, estando a uma altitude de 700 metros. Sua população estimada em 2005 era de 63.742 habitantes.
Mais detalhes sobre Telêmaco Borba