Detalhes sobre a cidade de Lacerdópolis
A ocupação do Vale do Rio do Peixe, intensificou-se a partir da construção da estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul, entre 1908 e 1910.
Margeando o Rio do Peixe, as firma Mosele & Eberle criou dois núcleos regionais com a finalidade de atrair imigrantes gaúchos, cujas colônias levaram denominação de Núcleo Colonial de Capinzal e Núcleo Colonial de Barra Fria.
As terras férteis da região e as perspectivas de progresso com o transporte ferroviário atraíram um grande número de imigrantes das colônias de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, dando início a criação de um núcleo, onde situa-se hoje o município de Lacerdópolis.
No ano de 1955, Barra Fria pertencia ao município de Campos Novos. Através do trabalho de lideranças foi feito um trabalho com os municípios de Campos Novos e Capinzal onde decidiram fazer uma permuta de terra, de maneira que as terras do lado direito do Rio do Peixe passaram a pertencer a Campos Novos e Barra Fria, pertencer à Capinzal.
Em 1961 a vila passou à categoria de distrito de Capinzal, recebendo a denominação de Lacerdópolis, em homenagem ao Governador do Estado de Santa Catarina Jorge Lacerda, que faleceu em acidente aéreo na década da constituição do Município.[5]
Pela lei estadual n. 932 de 11 de novembro de 1963 emancipou-se e foi instalado como município, em 3 de fevereiro de 1964. Senhor Ermino José Scapini como foi nomeado o primeiro Prefeito, assumindo o cargo entre 3 de fevereiro de 1964 e 31 de janeiro de 1966. O primeiro prefeito eleito foi Severino Slongo e Vice-prefeito Lúcio Savaris no período entre 1966 e 1970.[6]
Geografia
Localiza-se a uma latitude 27º15'36" sul e a uma longitude 51º33'21" oeste, estando a uma altitude de 513 metros acima do nivel do mar. Sua população estimada em 2004 era de 2 221 habitantes. Possui um clima mesotérmico úmido, com verão fresco e temperatura média de 18°C.
A principal ligação é pela rodovia SC-303.
Mais detalhes sobre Lacerdópolis