Detalhes sobre a cidade de Guatambú
Apesar da devastação das matas, o município possui fauna rica e árvores de espécies variadas, como a que deu nome à cidade.
Data festiva - Setembro (Festa de São Miguel, padroeiro do município) e 12 de dezembro (aniversário da cidade).Principais atividades econômicas - Agricultura.Colonização - Italiana, alemã e cabocla.Principais etnias - Italiana, alemã e cabocla.Localização - Oeste, na microrregião de Chapecó, a 594 km de Florianópolis.Clima - Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 17,6°C.Cidades próximas - Chapecó, Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, São Carlos.
História
A possibilidade de lucrar com a extração da madeira, especialmente a araucária, atraiu os primeiros colonizadores à região de Guatambu. Eram descendentes de italianos e de alemães, mais alguns caboclos, todos oriundos do Rio Grande do Sul e liderados por Rodolfi Fin, Ângelo Santinelli, João Batista Dal Piva, Emílio Zandavalli, João Batista Schneider, João Elisbão da Luz, Manoel Rolim de Moura e Izac Pan. A grande quantidade da madeira-de-lei chamada Guatambu deu nome ao local. A mão-de-obra familiar predominava, numa tradição que se mantém até hoje. Guatambu emancipou-se de Chapecó em 12 de dezembro de 1991, na mesma época do desmembramento de dois outros grandes distritos: Itaberaba e Cordilheira Alta.
Mais detalhes sobre Guatambú