Detalhes sobre a cidade de Campos Novos
Como muitos municípios da região, Campos Novos começou a ser povoado a partir das primeiras tentativas de colonização feitas no sul. Em 1814 uma expedição do Major Atanagildo Martins, pretendia entrar em contato com as missões. Porém, desviou-se do rumo porque temia um ataque dos índios guaranis. Nessa expedição, o grupo percorreu as terras onde é hoje a cidade, mas resolveram seguir em frente.A colonização de Campos Novos teve início entre 1825 e 1830, quando se estabeleceu na região o fazendeiro João Gonçalves de Araújo, procedente de Curitibanos. Mais tarde vieram muitos gaúchos que fugiram da guerra dos Farrapos.
Em 1854, Campos Novos foi elevada a categoria de distrito do então município de Nossa Senhora dos Prazeres de Lages (hoje Lages) e já teve um território com mais de 5.000 km². Entretanto, apesar dos desmembramentos, hoje Campos Novos ainda é um dos maiores municípios de Santa Catarina, em termos de dimensão territorial.
De 1869 a 1881, Campos Novos pertenceu a Curitibanos, quando através da Lei nº 923 de 30 de março de 1881, foi criado o município de Campos Novos, tendo como limites: Lages, Curitibanos e Palmas. É importante ressaltar que entre 1850 a 1895, a província de Santa Catarina contava com apenas 11 municípios.
O primeiro prefeito de Campos Novos foi o Coronel Manoel Ferreira da Silva Farrapo.
Geografia
Clima
É temperado e úmido. O verão é fresco, com frio predominante durante a maior parte do ano. O inverno é sempre bem rigoroso, tendo geadas e, ocasionalmente, há ocorrência de neve. As chuvas são predominante na primavera.
Vegetação
A vegetação predominante é a mata dos pinhais ou mata das araucárias.
Administração
Prefeito: Vilibaldo Erich Schmid (2009/2012)Vice-prefeito: Jairo Luft (2009/2012)Presidente da câmara: Maurílio Castro Campagnoni (2009/2010)
Economia
É considerado o Celeiro Catarinense por ser considerado o maior produtor de grãos do estado.[carece de fontes?]
Campos Novos tem 23.451 eleitores.
Mais detalhes sobre Campos Novos