Detalhes sobre a cidade de Ibirá
Ibirá é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
História
Ibirá, tem suas origens nas terras doadas por D. Pedro II, o Imperador, para Antônio Bernardino de Seixas e seus filhos João e José Bernardino de Seixas, que por volta de 1878-1880, acamparam a beira do Córrego das Bicas, onde localiza-se hoje o Distrito de Termas de Ibirá.
Teve como primeira denominação, Freguesia da Cachoeira; posteriormente, Freguesia de Ibirá. Em Agosto de 1906, pela Lei nº. 996, era criado o Distrito de Paz, que em 13 de maio de 1913, foi elevado a categoria de Distrito Policial.
Em 12 de dezembro de 1921, elevou-se a categoria de Município, através da Lei nº. 1817, sendo solenemente instalado em 22 de março de 1922.
Passou a ser considerado Estância Hidromineral pelo Decreto Lei nº. 13.157, de 30 de dezembro de 1942.
A cura através das águas vanádicas, começaram com os índios, por volta de 1770, que curavam suas doenças banhando-se nelas. O efeitos curadores permanecem e tais curas têm comprovação.
A denominação “Ibirá”, é originária da língua tupi-guarani (IBIR) e traduz-se como “fibra” ou “imbira”, retirada da casca de certas árvores, abundantes no território, que os índios utilizavam para tecer seus utensílios.
Grande destaque de Ibirá é o Bairro de Vila Ventura. Localizado a aproximadamente 14 km da sede do município, se destaca pela tranquilidade e pela serenidade de seus moradores. No mês de outubro se celebra uma grandiosa quermesse em louvor a Nossa Senhora Aparecida, muito famosa na região.
Cultura
Outro grande mérito do município é um grupo de teatro local chamado "Arte das Águas", que se destaca na região como um grupo especializado em produções de cunho social, com o intuito de ajudar a vida do ser humano. Liderado pelo ator Antônio Bucca (Júnior), o grupo começou a carreira com o Espetáculo Anjos Invisíveis, que trata de violência doméstica moral contra as crianças. Tal espetáculo lhes renderam prêmios e notoriedade regional, se destacando como o primeiro grupo teatral a se formar que levasse o nome do município, para âmbitos culturais maiores.
Geografia
Possui uma área de 270,748 km².
Demografia
Dados do Censo - 2000 População total: 9.447
Urbana: 8.303
Mais detalhes sobre Ibirá