Detalhes sobre a cidade de Antônio Prado
Antônio Prado foi a última colônia italiana criada pela governo imperial. Em 1886, os primeiros italianos se instalam na região, dedicando-se à pequena agricultura. Atualmente, é considerada a cidade mais italiana do Brasil. Seu nome é uma homenagem ao conselheiro Antônio da Silva Prado, idealizador da imigração italiana no Brasil.
Geografia
Antônio Prado localiza-se a uma latitude 28º51'30" sul e a uma longitude 51º16'58" oeste, estando a uma altitude de 658 metros.
Possui uma área de 343,28 km² e sua população estimada em 2004 era de 13 908 habitantes.
Etnias
Antônio Prado é um cidade formada em sua imensa maioria por brasileiros de ascendência européia, possuindo uma das maiores porcentagens de ítalo-brasileiros do país. As outras etnias européias compõem uma pequena minoria, enquanto pessoas de origem africana, mestiça e indígena compõe o restante.
Cor ou raçaPorcentagem (IBGE 2000)Brancos91,8%Pretos2,3%Pardos5,2%Indígenas0,6%
Cultura
A cidade possui o maior e o mais completo conjunto arquitetônico da colonização italiana no Brasil, com 48 imóveis do centro urbano tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde a década de 1980. Outros imóveis na zona rural de Antônio Prado igualmente sobreviveram ao tempo e se revestem de grande valor histórico e arquitetônico, como marcos da colonização italiana no sul do Brasil.
Em 1995, a cidade recebeu a equipe de filmagens de O Quatrilho, o segundo filme brasileiro a ser indicado ao Oscar. Algumas ruas da área central tiveram os paralelepípedos cobertos de terra e os postes de iluminação foram retirados para que fossem recriadas as ruas da cidade de Caxias do Sul no início do século XX.
Mais detalhes sobre Antônio Prado