Detalhes sobre a cidade de Garanhuns
Prefeitura Palácio Celso Galvão.
Garanhuns surgiu simultaneamente às guerrilhas dos escravos quilombolas - as tropas que combatiam os escravos fugidos se instalaram em 1671 na Sesmaria dos Burgos N.S. do Desterro.[5] A sede da capitania era a Fazenda do Garcia, e posteriormente o Sítio Tapera, adquirido pelo tenente-coronel Manoel Ferreira de Azevedo, marido de Simoa Gomes de Azevedo, neta de Domingos Jorge Velho.
Em 1878, o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré, visitou a então Vila de Garanhuns, interessando-se pela potencialidade da mesma. Ao retornar a Recife propôs um projeto de lei que elevasse Garanhuns de Vila a Cidade. A Lei, de número 1309, foi sancionada a 4 de fevereiro de 1879. A cidade destacou-se na agropecuária e no comércio, acelerados pela instalação da Estação Ferroviária a 28 de setembro de 1887 (hoje a Estação é um Centro Cultural) ligando a cidade a Recife, passando por diversas cidades e vilas do Agreste e da Zona da Mata.
Geografia
O município localiza-se no Planalto da Borborema a latitude 8º53'25" sul e a longitude 36º29'34" oeste, estando a uma altitude média de 900 metros. Seu ponto mais alto é o Monte Magano com 1.030 m de altitude, seu rio mais importante o rio Mundaú. Sua população é de 131.313 habitantes, segundo estimativas do IBGE para o ano de 2009.
A cidade de Garanhuns tem doze bairros: Aloísio Pinto, Boa Vista, Centro, Dom Hélder Câmara, Dom Tiago Postam, Francisco Figueira, Heliópolis, José Maria Dourado (ou Brahma), Magano, Novo Heliópolis, São José e Severiano de Morais Filho.
A temperatura média anual é de 20,4°C.[6] No mês mais frio, a média é de 15,4°C.[7] A ocorrência de garoa na cidade é muito comum, daí a fama de "Cidade da Garoa". Antes mesmo de começar o inverno (junho) as temperaturas já começam a baixar. A baixa temperatura perdura até meados de setembro. A menor temperatura registrada na cidade foi de 7º.[carece de fontes?]
Gráfico climático para GaranhunsJFMAMJJASON
Mais detalhes sobre Garanhuns