Detalhes sobre a cidade de Campo Azul
O povoado de Campo Azul foi fundado no ano de 1932 no dia 22 de março. O marco histórico desta fundação encontra-se registrado em uma cruz de madeira em frente a sua primeira capela. Seu primeiro nome, Estandarte, vem justamente desta cruz fincada em sua terra. Posteriormente, passou a se chamar Campo Belo, nome que resistiu alguns anos até surgir a reforma dos códigos postais dos correios. A partir de 1970 o povoado é elevado à categoria de distrito do município de Brasília de Minas recebendo assim o nome de Campo Azul, devido a existência de rochas desta cor em seu território. No ano de 1995 através de um plebiscito e de lei federal o distrito de Campo Azul foi elevado a categoria de município, sendo desmembrada suas terras do município de Brasília de Minas.
Geografia
Campo Azul fica no território Brasileiro no Estado de Minas Gerais no norte. Limita com os seguintes municípios: Ubaí, Brasília de Minas, Ponto Chique, São João do Pacuí e Coração de Jesus. É circundado pelos Rios Pacuí e Gameleira(Paracatu).O município de Campo Azul faz parte da Bacia do Rio São Francisco
Clima
O clima de Campo Azul é Semi-árido, freqüentemente quente com seis meses de calor e seis meses de frio. Limitando a possuir apenas duas estações durante o ano Verão e Inverno.
Pontos Turísticos
Balneário da Cachoeira: um lugar com uma queda d’água onde a maioria dos turistas se encontra e se banha nas águas puras do Rio Paracatu/Gameleira.Balneario do esparra no Rio Pacuí.Chapadões e morros circundam a cidade, oferencendo ao visitante paisagens do cerrado norte mineiro.
- Igreja matriz de São Sebastião localizada na avenida João Antônio de Almeida, com um jardim belissimo a sua frente onde se encontra o marco de fundação da cidade, o Cruzeiro.
Política
A cidade possui os poderes legislativo e executivo. São administradores da cidade:
PrefeitoJosé Carlos Pereira Almeida "Carlim" de Cirilo ViceCarlos Andrade "Carlão de Romulo"
Além de nove vereadores eleitos por voto.
Educação
Campo Azul possui uma escola da rede estadual de ensino com mais de 500 alunos matriculados E. E. Cirilo Pereira Fonseca. Além desta, possui também a rede municipal de ensino que é mais ampla, são dez escolas pela zona rural e mais três na zona urbana - Pré Escolar Maria Gomes, Escola Municipal Professora Nair Mendes Almeida e a creche " CEMEI Criança Feliz".
Esporte
O esporte mais praticado é o rodeio e a tradicional vaquejada, realizada no parque Maria Julieta de Almeida onde tem a pista Zezinho da Piduca. Também tem o futebol juvenil, praticado no Poli esportivo.
Festas e Comemorações
20/01- Festa Campoazulense Ausente.
20/01 - Aniversário da cidade
10/01 a 20/01- Festa Religiosa de São Sebastião.
20/01- Festival de Cerveja.
19/01- Festa do Pequi.
Ultimo final de semana de maio - Festa religiosa de Nossa Senhora de Fátima
23/06- Festa Comunitária de São João
Mais detalhes sobre Campo Azul