Detalhes sobre a cidade de Santa Rita do Pardo
Consta como um dos fundadores de Santa Rita do Pardo o Major Manoel Cecílio da Costa Lima que recebeu terras do estado na região em reconhecimento á bravura de ter aberto a estrada que liga Campo Grande á Bataguassu, trazendo uma embarcação que serviria para transpor o rio Paraná, ligando o estado de Mato Grosso do Sul á São Paulo. Ainda hoje seus descendentes possuem terras na região, que foi muito ocupada por fazendeiros do estado vizinho, que viram o potencial desta região, tão próxima de seu estado. Suas primeiras edificações foram uma redução jesuítica que data do século XVIII. Santa Rita do Pardo já se chamou Santa Rita do Rio Pardo, e Xavantina, sendo na época distrito de Brasilândia. Após a emancipação passou a ter o nome atual.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 21º18'10" sul e a uma longitude 52º49'50" oeste, estando a uma altitude de 360 metros. Sua população estimada em 2009 era de 7.454 habitantes, e possui uma área de 6158,15 km², o que resulta numa densidade populacional de 1,2 habitante por km².
RodoviasMS-40 (não asfaltada)MS-338 (asfaltada)
Administração
Prefeito: Eledir Barcelos de Souza (PT) (2009/2012)Vice-prefeito: Élcio Padovan Correia (PMDB)Presidente da câmara: André Luiz Bacalla Ribeiro (PMDB) (2009/2010)
Mais detalhes sobre Santa Rita do Pardo