Detalhes sobre a cidade de Coxim
Município situado na borda setentrional da Bacia do Alto Paraguai, Coxim é um dos principais pontos de pesca do país atraindo milhares de turistas, pescadores amadores, que buscam as águas piscosas dos rios Taquari, Coxim, Jauru e Piqueri, fazendo justo à denominação de "Capital do Peixe". Limita-se com Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora. Sua população é de 42.933 pessoas [IBGE 2009]. Situada numa região dominada antigamente por índios caiapós, Coxim é conhecida também por outras denominações populares como "Portal Monçoeiro o Pantanal" e "Terra do Pé-de-cedro".
Possui clima sub-úmido, com excedente de água no verão e falta dela no inverno. As temperaturas variam, em média, de 16°C à 45°C.
Com uma zona rural vasta, o município contém vários distritos ligados a ele, dentre eles os mais importantes são:
SubdivisõesDistritosJauru População estimada em: 500 habitantes. Distância de Coxim: 60 kmSão Romão População estimada em: 400 habitantes. Distância de Coxim: 12 kmTaquari População estimada em: 1000 habitantes. Distância de Coxim: 4 kmSilviolândia População estimada em: 1000 habitantes. Distância de Coxim: 5 km
Os distritos abrigam geralmente a população da zona rural, derivado das fazendas de gado de corte da região. Alguns contam com escolas, créches e postos de saúde.
Economia
Sua economia baseia-se na agropecuária extensiva, agricultura familiar e turismo. Potencial de consumo (2005): 0,01%.
Centro de zona B
Coxim, com 40 mil habitantes e 1 relacionamento direto, é um Centro de Zona B. Nível formado por cidades de menor porte e com atuação restrita à sua área imediata; exercem funções de gestão elementares. Coxim é uma das 364 cidades no Brasil com a classificação Centro de Zona B[5].
Turismo e cultura
Sua natureza exuberante, importância histórica, cultura popular, infra-estrutura em equipamentos e serviços, além de seus maravilhosos produtos ecoturísticos fazem de Coxim não apenas uma rota alternativa no Centro-Oeste Brasileiro, mas também um dos maiores centros de visitação e ecoturismo de Mato Grosso do Sul. Tudo isso faz com que o ecoturismo seja uma das mais importantes fontes de renda do município. Em seus rios encontram-se peixes como o pacu, o pintado, o dourado, o cachara, piaus, piraputangas e curimbas entre outros. Possui hotéis que vão desde simples estruturas familiares até os de padrão 3 estrelas, com sauna, piscina, salão de jogos, etc.
Com mais de quatrocentos ranchos de pesca, entre hotéis pesqueiros e áreas para camping, a cidade possui um dos maiores complexos pesqueiros do centro-oeste do Brasil e um dos maiores pólos ecoturísticos do pantanal. São dezenas de hotéis, pousadas rurais, fazendas, restaurantes, bares, lanchonetes, boates e clubes à disposição do turista, além de uma imensa variedade em artes e artesanato regional. A gastronomia local também é uma atração à parte, toda a base de peixes e especiarias do pantanal e cerrado.
Mais detalhes sobre Coxim