Detalhes sobre a cidade de São Luís de Montes Belos
São Luís de Montes Belos é uma cidade que teve seu início em uma fazenda, datada de 1857, que possuía o mesmo nome.
Neste mesmo ano, o Governo do Estado, determinou a construção de uma estrada cortando o local, ligando a parte central do estado de Goiás com a região sudeste e também ao estado do Mato Grosso.
Na medida em que as construções avançavam, os engenheiros João Neto de Campos Carneiro e Vicente Ferreira Adorno foram nomeando as serras, os córregos e os rios, relacionados a algum acontecimento ou data do dia. O nome da cidade está relacionado com as serras com picos muito finos na entrada da cidade e também com o dia de São Luiz.
Com a queda do Estado Novo, implantado por Getúlio Vargas, veio a constituinte que deu liberdade para criar novos municípios e distritos.
Após essa abertura política, o município de Firminópolis foi criado, e este povoado quis se apossar das terras de São Luís de Montes Belos invadindo as mesmas, fato que gerou muita revolta nos fazendeiros da região que apelaram para o então Governador da cidade de Mossâmedes, o Sr. José Netto Cerqueira Leão Sobrinho, que denunciou tal invasão aos seus companheiros, realizando uma reunião que se deu em julho de 1948, planejando a emancipação de São Luís de Montes Belos.
Então em 12 de outubro de 1953 após uma mobilização realizada pelo Sr. José Netto juntamente com o povo da região, fazendo uma exposição da situação à Câmara e ao então Prefeito de Vila Boa, Sr. Hermógenes Coelho ente veio a conceder parecer favorável a causa defendida pelos pioneiros monte-belenses, tornando o município autônomo.
De sua emancipação até os dias atuais, a cidade cresceu num ritmo rápido e coordenado. Durante estes anos, São Luís de Montes Belos recebeu inúmeros imigrantes que ao longo dos anos comporam a história da cidade.
O comércio desenvolveu, regionais de órgãos estaduais e federais se instalaram, a indústria iniciou sua exploração e, com o aumento da população, São Luís de Montes Belos firmou-se no cenário estadual como referência do Centro-Oeste Goiano.
Dom Carmelo Scampa é o atual bispo católico de São Luis de Montes Belos.
Instituições de Ensino
Hoje existem três instituições de ensino de graduação. A UEG a mais tempo na cidade; iniciada com o nome de FécilBelos com o curso de letras e pedagogia, chegando a "Universidade Estadual de Goiás", posteriormente acrescido o Curso Superior de Zootecnia, Tecnologia em Laticínios e cursos parcelados de Educação Física e Historia.
E logo no ano de 2003 começou o trabalho na "Faculdade Montes Belos" que conta com os cursos de Direito, Agronomia, Farmácia, Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia, Enfermagem, Fisioterapia, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em RH, Tec. em Gestão de Turismo, Tec. em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Tec. em Gestão de Agronegócio, Tec. em Alimentos, onde a grande massa de alunos são oriundos de cidades da região.
A cidade conta, ainda, com um pólo da Faculdade Interativa COC, com cursos de graduação e pós-graduação no sistema EaD (Educação a Distância), com transmissão Via Satélite. São oferecidos cursos de graduação em Administração, Letras, Pedagogia e Ciências Contábeis e pós graduações nas áreas de administração, educação e direito.
Cartão Postal da Cidade
A cidade possui como cartão postal o Espelho D' Água dos Buritis situado em região nobre da cidade. E na região mais afastada bem próximo ao Parque de Exposições Agropecuários da cidade se localiza o "Lago Caires Maia's".
Mais detalhes sobre São Luís de Montes Belos