Detalhes sobre a cidade de Piracanjuba
Piracanjuba é termo indígena que significa "peixe de cabeça amarela": o dourado. Do tupi pira: peixe; acanga ou acã: cabeça; e yuba: amarelo, louro.
História
Piracanjuba tem cerca de 154 anos de município.Os primeiros "brancos" a chegarem as terras,foram os bandeirantes paulistas em busca de ouro.As tribos que habitam Piracanjuba eram da etnia Je. O contato foi cruel para os nativos americanos.Hoje os indios praticamente desapareceram das terras piracanjubenses.Por volta de 1890 até 1940,o solo foi sendo ocupado e se transformado em pastagens e em lavouras familiares.A partir de 1970,o leite se torna a principal atividade produtiva do município.Hoje a pecuária leitura,as agroindustrias e a agriculturas são as principais atividades economicas.
Geografia
Sua população estimada em 2004 era de 24.126 habitantes. A cidade está situada a 87 km da capital Goiânia, e perto de Caldas Novas.
Hidrografia
Localizada na Bacia do Rio Paraná. Os principais rios do município são o Meia Ponte e o Piracanjuba.No primeiro está localizada a hidrelétrica do Rochedo,onde existe um belo lago e um potencial turístico. O segundo batiza as terras e em suas águas é realizado o evento do Rally Boia.
Relevo
Relevo relativamente plano e as terras piracanjubenses estão em 2 planaltos,o Central no Norte e o Meridional no Sul. O município apresenta alguns morros isolados, principalmente no extremo sul,quase na divisa com Morrinhos. O ponto culmimante é o Morro Agudo no Sul do município e bem próximo da fronteira com Morrinhos.Este morro tem 840 metros acima do nível do mar.
Vegetação
O cerrado se destaca e cobre a maior parte das terras. Existem áreas de florestas tropicais em algumas áreas como Morro Alto-Morro Agudo-Bocaina e vale do Meia Ponte, essas matas faziam parte da Mata Atlantica.
Hoje existem apenas fragmentos dessas florestas e dos cerrados. A pecuária,a agricultura contribuem para esse fato negativo. As árvores típicas do município são o pequi, lobeira, pau terra, jequitibá, aroeira, ipe roxo e outras espécies.
Clima
Piracanjuba tem um clima tropical de altitude. O regime de chuvas é de ± 1600 milímetros por ano, sendo elas escassas no período de Maio a Setembro, mas abundantes entre Outubro e Março. Nos meses de Maio, Junho e Julho são comuns temperaturas baixas, em torno dos 5ºC. Durante o dia a temperatura máxima é de aproximadamente 25ºC, média observada durante quase todo o ano. Entre Julho a Setembro os habitantes sentem a falta de umidade, muito baixa neste período e está relacionada às escassas chuvas neste período.
Economia
Agropecuária
Maior bacia leiteira do Estado de Goiás. Produz cerca de 220 mil litros de leite por dia. Os fazendeiros, organizados em cooperativa – Coapil –, entregam toda a sua produção para a cooperativa que obtém grande parte deles o leite necessário para a sua operação.
A pecuária de corte é muito importante para a economia local. O rebanho é composto por muitos animais, que são criados nas fazendas piracanjubenses. Visando incrementar os negócios e o progresso da cidade está prevista para breve a inauguração de um frigorifico que empregará muitos cidadãos e gerará divisas e progresso para o Município e seus habitantes.
Considerado um celeiro do estado, produz milhares de sacas de soja, milho, algodão e sorgo. O destaque fica por conta da produção da soja, um dos principais produtores do Estado de Goiás. A produção, depois de colhida é transportada pelo porto de Paranaguá, localizado no Estado do Paraná, cerca de 950 Km. As exportações levam a soja Piracanjunbense para todo mundo, notadamente para a União Europeia e China. Outro destaque diz respeito às atividades irrigadas, que por meio de pivôs são plantadas culturas de tomate e milho e desta forma contribuindo com a economia do Município!
Mais detalhes sobre Piracanjuba