Detalhes sobre a cidade de São José de Piranhas
Presume-se que o território onde se localiza São José de Piranhas foi constituído pelas antigas sesmarias pertencentes à Casa da Torre e pelos fazendeiros de Piancó que ali se estabeleceram no início do século XVIII.
Tudo leva a crer que havia fazendas na região, pois em 1764 a sesmaria foi requerida e supõe-se que tenha sido doada à igreja. Ali foram sendo construídas casas e se formou uma povoação que recebeu o nome de São José de Piranhas, por localizar-se às margens do Rio Piranhas. O município possui um importante sítio histórico que é a fazenda conhecida como Fazenda Pinheira, local onde se deu fatos relacionados ao período do cangaço e a revolução de 30 nos sertões da Paraíba.
Sua emancipação política se deu em 24 de setembro de 1885 Mu jogando.NetFicheiro:File:///E:/Documents and Settings/Desktop/Desktop/'Jardel Martins¹²³ '/ana.jpg
Geografia
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[5]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
Cultura
A cidade também é conhecida pela terra do poeta-repentista Manuel Galdino Bandeira, nascido em Patos, no ano de 1882 e falecido em 1955, em São José de Piranhas, onde se radicara e passara a exercer as atividades de agricultor. Cantador afamado teve oportunidade de cantar para o Presidente Getúlio Vargas. Suas estrofes se acham reproduzidas em diferentes livros sobre poesia popular. No Dicionário Bio-bibliográfico de Repentistas e Poetas de Bancada, encontra-se a estrofe com que iniciou uma peleja com Pinto do Monteiro.
Filhos ilustres
Cícero Lucena, senador, ex-governador, ex-ministro, e ex-prefeito de João Pessoa.José Cavalcanti, escritor, imortal da Academia Paraibana de Letras, foi da prefeito da cidade de Patos e deputado estadual, depois cassado pela Ditadura Militar.José Lacerda Neto, ex-deputado, ex-vice-governador.Pedro Bandeira Pereira de Caldas – Poeta-repentista nasceu a 1º de maio de 1938, no Sítio Riacho da Boa Vista.
Mais detalhes sobre São José de Piranhas