Detalhes sobre a cidade de Caldeirão Grande
Caldeirão Grande é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2006 era de 16.357 habitantes. História - As terras de Caldeirão Grande pertenciam ao vizinho Município de Saúde e eram da propriedade particular do Coronel "Porfírio Ferreira" denominada Fazenda Boqueirão. Esta fazenda foi comprada pelas famílias "Bezerra, Brasileiro e Correia" passaram a residir. Também vieram pessoas oriundas de Queimadas, Santa Luz, Campo Formoso, Caldeirão de Mulato, etc. As famílias foram crescendo e criou-se o povoado, que devido à existência de caldeirões de pedras, conhecido como "LAGE" onde se juntam águas das chuvas, passou a ser chamado de "Caldeirão Grande". Em 30 de Dezembro de 1953 o próspero povoado passou a condição de Vila. Ficando conhecido como "VILA ITAGUAÇU", por algum tempo, adquirindo mais tarde a denominação antiga e definida de Caldeirão Grande. No ano de 1961 começaram as lutas no ideal de emancipação política, vindo a se concretizar com a realização de um plebiscito unânime a favor da emancipação.
O município é bastante "rural" pois cerca de 55% de sua população reside na zona rural, que é formada por diversas fazendas, povoados, e um distrito.
Principais povoados:
Água Branca Alto Bonito Baraúnas (seria um distrito, mas não é devido à uma parte sua ficar no município de Caém) Bela Vista (Várzea Suja) Boqueirão (Onde começou-se a história do município, hoje é um dos mais desenvolvidos povoados do município) Patos Quilômetro Trinta Riachão Vila Cardoso
Distrito:
São Miguel (situa-se a 9 km da sede...)
Educação O município tem uma educação considerada de nível baixo, possui uma única faculdade que não tem uma sede própria e funciona uma vez por semana com o curso de pedagogia, para os estudantes que querem ter uma outra profissão, tem de se deslocar para outros municípios. As escolas públicas e privadas do município contam apenas com o primeiro grau (Ensino Fundamental), todos os alunos que desejam fazer o segundo grau (Ensino Médio), estudam no Colégio Estadual de 1º e 2º Graus Rômulo Galvão, o único que disponibiliza esses cursos no município. Os Principal colégios municipal da sede é o CEMPAS (Centro Educacional Municipal Professora Alaíde Santana) Na Zona Rural quase todos os principais povoados possuem um colégio de ensino fundamental, dando-se destaque ao CMBLO (Colégio Municipal Boanerges Lopes De Oliveira) por ser um dos maiores, que conta com alunos de diversas fazendas e de alguns povoados que não contam com colégios.
Informática
Nos últimos anos a inclusão digital cresceu extraordinariamente no município, com o surgimento de "lan-house's" e acesso à internet também em alguns colégios. O Orkut é o principal motivo para esse crescimento, pois quase todas as pessoa do município tem "um Orkut". Mas mesmo com esse crescimento da inclusão digital poucos locais na zona rural tem acesso à internet, apenas as localidades de São Miguel, Baraúnas, Vila Cardoso, Quilômetro Trinta e Boqueirão contam com esse "privilégio".
Mais detalhes sobre Caldeirão Grande