Publicidade
 Aquários por estado
 Aquários por cidade
Aquários em Anamã Aquários em Atalaia do Norte Aquários em Barreirinha Aquários em Boa Vista do Ramos Aquários em Canutama Aquários em Careiro da Várzea Aquários em Envira Aquários em Guajará Aquários em Iranduba Aquários em Itapiranga Aquários em Lábrea Aquários em Manicoré Aquários em Nhamundá Aquários em Nova Olinda do Norte Aquários em Parintins Aquários em Rio Preto da Eva Aquários em Santo Antônio do Içá Aquários em São Paulo de Olivença Aquários em Tapauá Aquários em Uarini Aquários em Alvarães Aquários em Amaturá Aquários em Anori Aquários em Apuí Aquários em Autazes Aquários em Barcelos Aquários em Benjamin Constant Aquários em Beruri Aquários em Boca do Acre Aquários em Borba Aquários em Caapiranga Aquários em Carauari Aquários em Careiro Aquários em Coari Aquários em Codajás Aquários em Eirunepé Aquários em Fonte Boa Aquários em Humaitá Aquários em Ipixuna Aquários em Itacoatiara Aquários em Itamarati Aquários em Japurá Aquários em Juruá Aquários em Jutaí Aquários em Manacapuru Aquários em Manaquiri Aquários em Maraã Aquários em Maués Aquários em Manaus Aquários em Novo Airão Aquários em Novo Aripuanã Aquários em Pauini Aquários em Presidente Figueiredo Aquários em Santa Isabel do Rio Negro Aquários em São Gabriel da Cachoeira Aquários em São Sebastião do Uatumã Aquários em Silves Aquários em Tabatinga Aquários em Tefé Aquários em Tonantins Aquários em Urucará Aquários em Urucurituba

 
Você está vendo Aquários em tefe

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Facebook


peixes Aquários no Amazonas.


Na categoria peixes. Foram encontrados 0 anúncio‎s. Clique no menu ao lado para consultar Peixes Aquários em outra região.



<< Voltar Avançar >>
Página 1 de 1



Aquários em tefe-AM

Detalhes sobre a cidade de Tefé

A ambição territorial da Espanha no Amazonas, nos tempos coloniais, encontrou no jesuíta Samuel Fritz um dos seus mais destacados defensores. No fim do século XVII, várias aldeias foram fundadas por aquele religioso, Tefé foi uma dessas aldeias. Fritz estava realmente convencido de que aquela região pertencia à Espanha. A Portugal, todavia, pouco importava essa convicção: o território era seu e como tal cumpria-lhe preservá-lo do domínio espanhol, que se implantava simultaneamente com a obra catequista dos missionários castelhanos.

Em 1708, o governador do Grão-Pará, enviou uma tropa sob o comando do capitão Inácio Correia de Oliveira, para fazer evacuar ditas aldeias, das quais era responsável o padre João Batista Sana, o qual simulando obediência à ordem de retirar-se seguiu para Quito onde obteve uma força armada com que desceu o Maranhão e o Solimões, e investiu contra as aldeias, aprisionando o comandante e muitos soldados da tropa inimiga.

Resolveu então o Governador do Grão-Pará enviar no ano seguinte nova expedição ao rio Solimões sob o comando do Sargento José Antunes da Fonseca. Coube dessa feita, a vitória às forças portuguesas. que aprisionaram entre outros o padre Sana. Em 1718, essas lutas trouxeram a devastação das aldeias, cujos remanescentes, o piedoso frei André da Costa, reuniu na Ilha dos Veados e trouxe para Tefé.

Habitavam primitivamente a região, os índios: Nuruaques, Cauixanas, Jumanas, Passés, Uainumas, Catuquinas, Jamamadis, Pamanas, Júris e Jurimaguas, Tupebas ou Tapibás.

Em 1759, Tefé foi elevada à vila, com a denominação de Ega. No mesmo ano cria-se o município de Tefé.

Em 1817, foi criado o município de Olivença, com território desmembrado de Tefé. Em 1833, foi suprimido o município de Olivença, cujo território retornou ao de Tefé. E no mesmo ano dando cumprimento ao Código de Processo a Vila voltou a denominar-se Tefé. Nessa divisão, a comarca do Alto Amazonas, que compreendia o território do atual estado, compunha-se apenas de quatro municípios. Tefé era um deles e a sua área, abrangendo vastíssima região, era superior a 500.000Km2.



Mais detalhes sobre Tefé
Consulte abaixo as categorias divididas por estado