Detalhes sobre a cidade de Vila Velha
No início da colonização capixaba surgiu o apelido canela-verde. A versão mais aceita é de que o apelido foi criado pelos índios para os primeiros colonizadores, porque existia uma grande quantidade de algas marinhas na costa capixaba que manchava as calças e a canela dos portugueses quando desembarcavam. Há quem diga também que o apelido pode ter origem pelo costume português de se usar meias longas verdes.
Subdivisão
O município de Vila Velha é formado por 5 distritos, são eles: Centro, Argolas, Ibes, São Torquato e Jucu. O distrito|reigião mais populosa é a do Centro Municipal, que compreende os principais bairros da cidade, como: Centro Empresarial, Centro Histórico da Prainha, Praia da Costa, Polo Comercial da Glória.
Essa divisão é válida desde 1 de janeiro de 1979, após a anexação dos distritos de Ibes e São Torquato ao município de Vila Velha (lei estadual nº 1935, de 8 de janeiro de 1964).
Geografia
PraiasPraia da Costa
Muito movimentada dia e noite, fica a apenas 3 quilômetros do centro da cidade. É a praia mais freqüentada por turistas e pelos canelas-verdes. É uma praia calma e possui ondas fracas.
Praia de Itapoã
A preferida dos pescadores de arremesso. A 3 quilômetros do centro. É a continuação da Praia da Costa e também repleta de bares em sua orla, para satisfação dos freqüentadores dia e noite. É aberta e inclinada, com ondas moderadas, água clara e areia fofa.
Praia de Itaparica
Cercada por quiosques, concentra inúmeras promoções de fim de semana de dia e de noite. É reta e propícia para a prática do surf. Um recanto encantador, de pequena extensão. Dista 5 quilômetros do centro. É a praia mais freqüentada e movimentada do Espiríto Santo.
Balneário Barra do Jucu
Barra do Jucu é um pequeno balneário, ainda tranqüilo, localizado a 15 quilômetros do centro. Antiga vila de pescadores, guarda até hoje as características de vila. Fica próxima à foz do Rio Jucu, onde nos fins de tarde a atração é a revoada das garças boiadeiras.
Possui inúmeras praias, muito freqüentadas por surfistas e pelo pessoal que gosta desse esporte. No local acontecem campeonatos de surf, alguns deles de nível nacional. Apesar disso, durante quase todo o tempo, o lugar é calmo, e suas praias são procuradas por quem quer sossego.
Na época do carnaval a região perde sua característica tranqüila e torna-se um dos lugares mais procurados pelos foliões do estado. Suas estreitas ruas ainda sem calçamento encantam os visitantes e à noite o lugar se torna um ponto de encontro de boêmios.
Mais detalhes sobre Vila Velha