Detalhes sobre a cidade de Venda Nova do Imigrante
Abandonadas com o fim da escravidão, grandes fazendas da região foram pulverizadas em pequenas glebas e vendidas, a partir do final do século XIX e início do século XX, a algumas dezenas de famílias italianas. Assim como a maioria dos municípios da região serrana, Venda Nova foi colonizada por imigrantes italianos. Os primeiros desbravadores chegaram por volta de 1892, da província de Treviso. Três anos depois dezenas de famílias deixaram as terras onde haviam se instalado inicialmente e foram para o Alto Castelo, tomando posse das áreas loteadas pelo Governo. Parte desses imigrantes italianos também ajudaram a fundar o município de Afonso Cláudio em 1892.
A união da comunidade sempre foi um forte marco em Venda Nova. Os imigrantes se juntaram para construir escolas, igrejas e até uma usina geradora de energia elétrica, capaz de movimentar máquinas de beneficiamento de café e iluminar casas e demais prédios.
Até a década de 1940, os habitantes da localidade, todos descendentes de italianos, só falavam a língua vêneta, ou simplesmente vêneto, língua italiana da região de mesmo nome no Nordeste da Itália. A construção de estradas e as comunicações em geral eram difíceis, pois este é o município mais alto do Estado, onde cerca de 45% do território é montanhoso e 35% fortemente ondulado. Em 1951, o início da abertura da BR-262, que liga Vitória a Belo Horizonte, trouxe enorme transformação. A estrada corta toda a cidade e funciona como principal avenida.
O município de Conceição do Castelo, do qual Venda Nova era distrito, foi criado em 1963. Porém, o distrito cresceu e se emancipou em 10 de maio de 1988.
O agroturismo foi um grande fator para o desenvolvimento da região. As dificuldades de comunicação e transporte fizeram com que os italianos fabricassem vários produtos em casa, como queijo, pães, vinhos, biscoitos, doces, massas, aguardentes e moinho para milho e café.
Em 1991, os produtores se associaram ao Centro de Desenvolvimento Regional do agroturismo, criando e organizando roteiros de visitação para os turistas e abrindo uma lojinha no centro da cidade. Atualmente, cerca de 80 produtores participam do Agroturismo, cada um com uma peculiaridade.
O nome de Venda Nova surgiu porque antigamente havia uma pequena mercearia, que era chamada simplesmente de venda. Essa mercearia foi reformada e ficou conhecida como venda nova, dando nome ao local. Como a cidade foi colonizada por imigrantes, com a emancipação, em 1988, foi adotado o nome de Venda Nova do Imigrante para evitar confusão com outras localidades brasileiras de mesmo nome.
Geografia
É uma região montanhosa e ondulada, dada à altitude e ao relevo acidentado, com declividade acima de 30% em mais da metade de área, fato que contribui para os inúmeros pontos panorâmicos. A sede do município está a uma altitude de 730 metros, porém algumas localidades possuem altitudes maiores que 1.200 metros. O ponto culminante do município está a 1.548 metros.
Devido ao relevo, os rios do município não possuem grandes extensões, mas por outro lado são encachoeirados com inúmeras quedas d'água. Os principais rios são: o Viçosa e o Providência, ambos compondo as bacias dos rios Castelo e Itapemirim.
Mais detalhes sobre Venda Nova do Imigrante