Detalhes sobre a cidade de São José do Calçado
O nome da cidade, reza a tradição, vem do fato de a população do antigo vilarejo, ainda no século XIX, ter adquirido da corte uma imagem de São José, a qual veio com sandálias, coisa incomum na época.Essa versão foi escrita em livros sobre o município, porém, reflete a opnião da tradicional Igreja Católica, a qual patrocinou o livro. Contudo, a versão mais aceita reflete o fato de toda região, lugarejo, vilas, municípios terem seus nomes de origem de acordo com a geografia da região. Por exemplo, os municípios de Cachoeiro do Itapemerim, Bom Jesus do Itabapoana, têm seus nomes originados de seus rios, o mesmo fato ocorre com o município de São José do Calçado.O rio que passa pela cidade tinha há muitos anos as suas margens calçadas de pedras. Daí a explicação mais rasoável para o nome de São José do "rio" calçado. Assim como alguns lugares vizinhos e no restante do país, essa cidade recebeu tal nome por ter essa característica geográfica peculiar.
Numa área doada pelo coronel José Dutra Nicácio foi implantado, em 7 de novembro de 1855, o marco que deu início à povoação.
Antes de se tornar independente e constituir-se em município, em 15 de março de 1891, o povoado tornou-se distrito (16 de novembro de 1871), vila (11 de novembro de 1890, desligando-se de Cachoeiro de Itapemirim), cidade e comarca, pertencendo a vários municípios.[5]
Mais detalhes sobre São José do Calçado