Detalhes sobre a cidade de Santa Leopoldina
Sua antiga denominação é Porto do Cachoeiro e já foi conhecido como Cachoeiro de Santa Leopoldina.
Em 1857 chegaram os primeiros imigrantes: suíços, alemães, luxemburgueses, tiroleses, dentre outros. Três anos depois, Santa Leopoldina recebe a honrosa visita de D. Pedro II, o imperador do Brasil, que escolheu a colônia para início da viagem ao interior da Província do Espírito Santo. Foi a colônia mais populosa do Brasil, emancipada em 17 de abril de 1887.
Localizado na região serrana do Espírito Santo, no tempos da colonização, iniciada pelo suíços em meados do século XIX e depois pelos luxemburgueses, tiroleses, pomeranos e principalmente italianos e alemães. A localidade mereceu pormenorizada descrição no romance Canaã (1902), de Graça Aranha, que a intitulou como "filha do sol e das águas".
Durante várias décadas Porto do Cachoeiro se manteve como principal pólo comercial na região de montanhas do Espírito Santo, graças à localização estratégica que as margens do Rio Santa Maria garantia, favorecendo o acesso à baía de Vitória.
Paraíso ecológico
Santa Leopoldina é um verdadeiro paraíso ecológico[carece de fontes?] com exuberância de várias cachoeiras, fauna e flora e diversidade étnica que conferem à região uma grande potencialidade de turismo, cultura, lazer e prática de esportes radicais. Além da cultura diversificada, a cidade destaca-se, principalmente, pela grande quantidade de cachoeiras belíssimas, que atraem milhares de turistas todos os anos. As principais são:
Cachoeira Véu de Noiva - 9 km da sedeCachoeira Rio do meio - 20 km da sedeCachoeira Gruta da Onça - 4 km da sedeCachoeira das Andorinhas - 8 km da sedeCachoeira Parque Hidro Rural Canto das Águas - 3,5 km da sedeCachoeira Ribeirão dos Pardos - 4 km da sedeCachoeira Fumaça - 3,5 km da sedeCachoeira Tio André - 12 km da sedeCachoeira do Moxafongo - 1 km da sede - InterditadaCachoeira do Recanto - 10 km da sedeCachoeira do Retiro - 5 km da sede
Mais detalhes sobre Santa Leopoldina