Publicidade
 Produtos Pet por estado
 Produtos Pet por cidade
Produtos Pet em Vitória Produtos Pet em Águia Branca Produtos Pet em Alegre Produtos Pet em Alfredo Chaves Produtos Pet em Alto Rio Novo Produtos Pet em Anchieta Produtos Pet em Apiacá Produtos Pet em Aracruz Produtos Pet em Atilio Vivacqua Produtos Pet em Baixo Guandu Produtos Pet em Barra de São Francisco Produtos Pet em Boa Esperança Produtos Pet em Bom Jesus do Norte Produtos Pet em Brejetuba Produtos Pet em Cachoeiro de Itapemirim Produtos Pet em Cariacica Produtos Pet em Castelo Produtos Pet em Colatina Produtos Pet em Conceição da Barra Produtos Pet em Conceição do Castelo Produtos Pet em Divino de São Lourenço Produtos Pet em Domingos Martins Produtos Pet em Dores do Rio Preto Produtos Pet em Ecoporanga Produtos Pet em Fundão Produtos Pet em Governador Lindenberg Produtos Pet em Guaçuí Produtos Pet em Guarapari Produtos Pet em Ibatiba Produtos Pet em Ibiraçu Produtos Pet em Ibitirama Produtos Pet em Iconha Produtos Pet em Irupi Produtos Pet em Itaguaçu Produtos Pet em Itapemirim Produtos Pet em São Mateus Produtos Pet em São Roque do Canaã Produtos Pet em Serra Produtos Pet em Sooretama Produtos Pet em Vargem Alta Produtos Pet em Venda Nova do Imigrante Produtos Pet em Viana Produtos Pet em Vila Pavão Produtos Pet em Vila Valério Produtos Pet em Vila Velha Produtos Pet em Afonso Cláudio Produtos Pet em Água Doce do Norte Produtos Pet em Itarana Produtos Pet em Iúna Produtos Pet em Jaguaré Produtos Pet em Jerônimo Monteiro Produtos Pet em João Neiva Produtos Pet em Laranja da Terra Produtos Pet em Linhares Produtos Pet em Mantenópolis Produtos Pet em Marataízes Produtos Pet em Marechal Floriano Produtos Pet em Marilândia Produtos Pet em Mimoso do Sul Produtos Pet em Montanha Produtos Pet em Mucurici Produtos Pet em Muniz Freire Produtos Pet em Muqui Produtos Pet em Nova Venécia Produtos Pet em Pancas Produtos Pet em Pedro Canário Produtos Pet em Pinheiros Produtos Pet em Piúma Produtos Pet em Ponto Belo Produtos Pet em Presidente Kennedy Produtos Pet em Rio Bananal Produtos Pet em Rio Novo do Sul Produtos Pet em Santa Leopoldina Produtos Pet em Santa Maria de Jetibá Produtos Pet em Santa Teresa Produtos Pet em São Domingos do Norte Produtos Pet em São Gabriel da Palha Produtos Pet em São José do Calçado

 
Você está vendo Produtos Pet em pedro canario

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Facebook


Produtos Pet na cidade de pedro canario no Espírito Santo.


Foram encontrados 0 anúncio‎s. Clique no menu ao lado para consultar Produtos Pet em outra região.



<< Voltar Avançar >>
Página 1 de 1



Produtos Pet em pedro canario-ES

Detalhes sobre a cidade de Pedro Canário

[5]

A princípio, a pequena localidade de Morro Dantas, posteriormente conhecida como Morro da Escola, ficava praticamente isolada, sendo ligada apenas por uma trilha ao Rio Itaúnas. Daí, por via fluvial se estabelecia a conexão ao Povoado de Pai João, no município de Conceição da Barra.

No ano de 1942, chega à região a senhora Júlia Bonelar Dutra e instala uma pequena pensão e um comércio de cereais. Ainda neste ano, vindo de São Mateus, chega o senhor Pedro Canário Ribeiro, baiano, para administrar as terras herdadas pela família.

Em 1943, com a vinda da Cia. Industrial de Madeira teve início a fase de extração. Abriu-se uma estrada ligando a localidade de Império (onde hoje é o município de Pedro Canário) ao Rio Itaúnas. A madeira seguia pelo rio até o povoado de Pai João e daí, por via férrea, até a serraria da companhia em Conceição da Barra. Em 1944 foi construída a estrada unindo Morro Dantas a Nanuque, passando pela Vila de Taquaras, então sede do distrito. Esta via trouxe maior movimento ao lugarejo na época e ainda hoje, conserva o traçado original.

Em 1948, outra estrada é aberta. Desta feita ligando Braço do Rio Preto a Morro Dantas. Na ocasião também foi construída uma ponte de madeira sobre o Rio Itaúnas.

No ano seguinte, 1949, o senhor Pedro Canário Ribeiro abre sua pensão e um pequeno comércio de secos e molhados. O local transformou-se em referencial dos caminhoneiros que se dirigiam a Nanuque ficando conhecido como parada Pedro Canário, de onde originou-se o nome do município.

O início dos anos 50 é marcado por violentos processos de expulsão de posseiros da área rural. Como não havia documentação que regularizasse a posse da propriedade, todos que se sentiam agredidos por invasão utilizavam-se de métodos pouco ortodoxos para fazer valer seus direitos.

Em 1951, uma ponte de concreto substitui a antiga ponte de madeira sobre o Rio Itaúnas, a qual era constantemente avariada pelas chuvas e enchentes.

No ano de 1953 instala-se em Pedro Canário a Fazenda Paulista (posteriormente fazenda Klabim) para desenvolvimento de lavoura cafeeira. A nova atividade agrícola atrai farta mão de obra à região, coloca o café como item de destaque na economia local e responsável direto pela ascensão dos povoados em seu entorno.

No mês de julho de 1957, chega ao povoado a empreiteira responsável pela construção do trecho São Mateus-ES/ Mucuri-BA, da atual BR 101, concluído em 1962. Este advento foi o grande propulsor do povoado de Pedro Canário. A terra rural é super valorizada e surgem os primeiros loteamentos urbanos que formaram a sede do município.

Nesta época teve início o programa de Erradicação do café, o que provocou o declínio dos povoadores de Nova Canaã e Água Preta.

Já na década de 70, com o advento da BR 101 e o desvio do tráfego rodoviário para esta via, efetivou-se o esvaziamento da antiga sede do distrito - a Vila de Taquaras. Em contrapartida no povoado de Pedro Canário instalam-se diversos estabelecimentos comerciais, serrarias, agência bancária, hospital. Cresce o conglomerado urbano atraído pela nova função de entreposto comercial do povoado.

Provocando grande influência na economia regional desenvolvem-se as indústrias de farinha e as usinas produtoras de álcool e açúcar. Também por esta ocasião tem início as atividades de silvicultura com plantio de eucalipto para produção de carvão (Acesita) e posteriormente para produção de papel e celulose (Aracruz). Estas atividades provocaram um processo de concentração fundiária em razão das vastas áreas exigidas pela cultura e conseqüentemente iniciou o êxodo rural dos pequenos proprietários que negociavam suas terras e instalavam-se na sede na expectativa de melhoria de vida.

Como reflexo destes fatores, o distrito de Taquaras passa a ser denominado Pedro Canário pela lei nº 3.383, de 27-11-80, publicada no Diário Oficial em 29-11-80.



Mais detalhes sobre Pedro Canário
Consulte abaixo as categorias divididas por estado