Detalhes sobre a cidade de Mucurici
A formação de área que hoje ocupa o município de Mucurici se deu pela ocupação de terras férteis de litígio entre Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Na época, ainda coberto pela exuberante Mata Atlântica, que acabou sendo devastada pelo comércio de madeiras de lei, causando uma resposta rápida da mãe natureza. Hoje é o município de menor índice de chuva do estado. O estado da Bahia enfrentava uma seca que ocasionou uma crise econômica. Muitos baianos e mineiros, também atingidos pela seca, esperavam tempos melhores nestas terras.
Segundo moradores, o local onde ocupa hoje a praça São Sebastião já foi cenário de caçadas de pacas, tatus, veados e outras espécies. Alguns relatam o surgimento desses animais nos quintais de suas casas, disputando a comida da criação doméstica O primeiro morador, Manoel Pereira Sena, veio admirado pela beleza e fartura da região. Comprou posse nas proximidades do Rio Itaunas. Porém, a febre malária atingia a região, e ele regressou à sua terra de origem. Um ano depois, retornou e vendeu parte das terras para Baianos e doou 5 alqueires para que fosse feito o "comercinho".
Os moradores da região tinham que enfrentar dias de viagem no lombo de animais, embrenhando-se em trilhas nas matas para chegar à cidade mais próxima, Nanuque, para comprar combustível para os lampiões e sal para conservar as carnes. As casas eram feitas de adobe e cobertas de “tabuinha”, dada a dificuldade de trazer materiais de construção e a inviabilidade então de se construir com matérias primas que não fossem provenientes da região. Devido à isso, a região ficou conhecida como "Comercinho da Tabuinha".
Conceição da Barra, município ao qual pertencia oficialmente as terras de Mucurici, era muito cobiçada por Minas Gerais, pois significaria uma oportunidade de acrescentar uma saída para o mar ao território. Sendo assim o Espiríto Santos e Minas brigavam pela delimitação de suas terras. Nesse intervalo de tempo, deu-se a formação e emancipação de Mucurici. O nome Mucurici foi dado pelo deputado Floriano Rubin, e segundo o dicionário Aurélio, tem origem indígena e significa: MUCURI- árvore que da fruto amarelado com a forma de pêssego e CI - sombra desta árvore. Tal árvore tem madeira nobre e segundo informações do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, tal espécie existia na região Norte do Espírito Santo e sul da Bahia, extinta devido a devastação das florestas desta localidade.
Conta-se também que, na festa de emancipação da cidade, foi convidado um político de Minas Gerais. No caminho, ele atravessou o rio Mucuri, e maravilhado com a beleza, deu à cidade que acabava de se formar o nome Mucurici, MUCURI em homenagem ao rio e CI de cidade.
Geografia
O município de Mucurici está localizado na Microrregião do Extremo Norte do Espírito Santo, ocupando uma área de 535 quilômetros quadrados, distando 353 km da capital Vitória.
Apresenta altitude de 250 metros, latitude 18° 05' 35"" S e longitude 40° 31' 04"" W.Gr.
População
A população total é de 5.955, sendo 3.075 homens e 2.880 mulheres, distribuídas na área urbana 3.168 e na área rural 1.550. A taxa de urbanização é de 61,4%. (dados do IBGE - Censo 2000).
A estrutura etária divide-se em:
Mais detalhes sobre Mucurici