Detalhes sobre a cidade de João Neiva
Imigração italiana
No ano de 1874 deu-se a imigração para o Brasil. Os italianos distribuíram por várias regiões, mas somente no ano de 1877 chegam nessa região, as primeiras famílias imigraram para lá como, a família Reali, Sarcinelli, Negri, e em 1888 família Girelli proveniente de Vigasio VR , 1889 família Faustini proveniente de belluno e entre outras. Com a chegada da primeira família surgem os povoados de Acioli (1887) e Demétrio Ribeiro (1890), hoje distritos de João Neiva.
Instalação da ferrovia
No início do século XX, um deputado federal baiano e engenheiro João Augusto Neiva, muito lutou na câmara federal para a instalação do Estrada de Ferro Diamantina, pertencentes a Companhia Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Com a instalação da estrada de ferro, em 1906 surge a estação ferroviária. O terreno para a realização da obra foi doado por Negri Orestes. O idealizador, Pedro Nolasco, da construção da Estrada de Ferro Diamantina, para homenagear o deputado baiano João Augusto Neiva, deu à estação o nome de João Neiva. É em torno da estação que surge o povoado "João Neiva".
Em 30 de dezembro de 1921, João Neiva, através da lei nº 1305 é elevada a distrito.
No dia 15 de novembro de 1988, realizou-se a primeira eleição no município. Tendo sido eleito para prefeito, Aluyzio Morellato, para vice-prefeito, José Anízio Ivo Secomandi.
Geografia
Situada na Microrregião Metropolitana Expandida Norte, João Neiva, limita-se ao norte pelo município de Colatina; ao sul Ibiraçu; a nordeste Linhares, a leste Aracruz; a oeste São Roque do Canaã e Santa Teresa. Possui uma distância de 81 km da capital do estado – Vitória.
Relevo
Com altitude mínima de 60m e máxima de 1090m, o município possui um relevo modelado com rochas cristalinas, classificando-se como ondulado a fortemente ondulado, com cotas variando de 100 a 600 metros, possuindo boa parte de sua área com declividade maior que 30%.
Localizado na sede, encontra-se o Morro do Monte Negro que faz a divisa com o município de Ibiraçu, o Pico da Serra do Óleo com 800 metros que fica localizado, perto de Lombardia, perto de Barra do Triunfo, e ainda o Morro de Santa clara em Alto Bérgamo e o Pico de Cavalinho que é um dos principais pontos da telecomunicação do Espírito Santo, onde ficam as torres da EMBRATEL, VALE, TV GAZETA, entre outras.
Mais detalhes sobre João Neiva