Detalhes sobre a cidade de Iúna
Sua população estimada em 2006 era de 28.433 habitantes. O município de Iúna é localizado a 15 km da BR-262 e a 180 km da capital do estado, Vitória.
O município tem parte de sua área no Parque Nacional do Caparaó, embora o Pico da Bandeira (maior do estado e 3° maior do país) fique no município de Ibitirama. No município de Iúna fica o Pico do Colosso, com 2849m.
ClimaSede
Temperatura média anual: 16,8°C, mínima no Inverno: 8,8°C máxima no Verão: 26°C, amplitude térmica diária: 10°C.
Parque Nacional do Caparaó
Temperatura média anual: 11,8°C, mínima no Inverno: 4,3°C máxima no Verão 22°C, amplitude térmica diária: 10°C.
Gelo e neve
Não há registros de neve na sede do município, apenas de aguaneve e geada, já na região do parque, especialmente nos cumes dos picos, a temperatura pode chegar a até -10°C negativos, com geadas diárias no Inverno e registros de neve nos invernos rigorosos.
História
A história da região do Caparaó pode ser contada a partir da vinda da família real, em 1808. Em 1814, o príncipe regente João, filho de D. Maria I, determinou que as remessas de ouro, pedras preciosas ou madeira fossem feitas obrigatoriamente pelo Rio de Janeiro.
Para tanto, o governador da província, Francisco Alberto Rubim, recebeu ordens para construir uma estrada ligando Minas Gerais ao Espírito Santo. Vários povoados se formariam futuramente nesse caminho, em volta dos postos militares então instalados.
Um desses foi o povoado de São Pedro de Alcântara do Rio Pardo, erguido em volta da capela erguida em 1855 em terreno doado pelo fazendeiro Joaquim Ferreira Val.[5] O povoado foi primeiro subordinado a Vitória, e depois a Cachoeiro de Itapemirim.
Em 14 de julho de 1859, esse povoado é elevado à condição de paróquia; em 24 de outubro de 1890, obtém a emancipação de Cachoeiro de Itapemirim. O município foi criado em 11 de novembro de 1890, e instalado em 3 de março de 1891, com o nome de Rio Pardo.[5]
Mais detalhes sobre Iúna