Detalhes sobre a cidade de Ibiraçu
Ibiraçu já foi denominada Pau Gigante[5][6][7], até que seu nome foi traduzido para o tupi (ybyrá AFI: [?ß?'?a][8], "árvore", e assu AFI: [a'su][8], "grande") e aportuguesado como Ibiraçu.
História
A cidade foi fundada por volta de 1877, por famílias italianas vindas de Gênova. No Espírito Santo, colonizaram uma área na cabeceira do rio Piraqueaçu, pelo qual chegaram à região. A área assentada, então conhecida como Núcleo Colonial Santa Cruz, já que Santa Cruz era então a localidade mais acessível, por estar à boca do rio Piraqueaçu.
A sede desta área primeiro foi conhecida como Conde D'Eu. O lugarejo teve vários nomes como Bocaiúva (após a proclamação da república), Vila Guaraná (ao tornar-se município), Pau Gigante em 1892 (devido a uma grande árvore na região), somente em 1942 é que a cidade, junto com o município ganharam nome de Ibiraçu. Mais recentemente em 1989 o municício de João Neiva separou-se de Ibiraçu.
Geografia
A sede da cidade é localizada a aproximadamente 50 metros, porém a medida que se avança para o oeste as altitudes aumentam sensivelmente e a altitude chega a superar os 1000 metros.
Demografia
De acordo com a estimativa populacional do IBGE para 2009, Ibiraçu tem 10.724 habitantes, ocupando o posto de 63º município mais populoso do estado.
Evolução demográfica da cidade de Ibiraçu[9][10]
Mosteiro
Mais detalhes sobre Ibiraçu