Publicidade
 Produtos Pet por estado
 Produtos Pet por cidade
Produtos Pet em Vitória Produtos Pet em Águia Branca Produtos Pet em Alegre Produtos Pet em Alfredo Chaves Produtos Pet em Alto Rio Novo Produtos Pet em Anchieta Produtos Pet em Apiacá Produtos Pet em Aracruz Produtos Pet em Atilio Vivacqua Produtos Pet em Baixo Guandu Produtos Pet em Barra de São Francisco Produtos Pet em Boa Esperança Produtos Pet em Bom Jesus do Norte Produtos Pet em Brejetuba Produtos Pet em Cachoeiro de Itapemirim Produtos Pet em Cariacica Produtos Pet em Castelo Produtos Pet em Colatina Produtos Pet em Conceição da Barra Produtos Pet em Conceição do Castelo Produtos Pet em Divino de São Lourenço Produtos Pet em Domingos Martins Produtos Pet em Dores do Rio Preto Produtos Pet em Ecoporanga Produtos Pet em Fundão Produtos Pet em Governador Lindenberg Produtos Pet em Guaçuí Produtos Pet em Guarapari Produtos Pet em Ibatiba Produtos Pet em Ibiraçu Produtos Pet em Ibitirama Produtos Pet em Iconha Produtos Pet em Irupi Produtos Pet em Itaguaçu Produtos Pet em Itapemirim Produtos Pet em São Mateus Produtos Pet em São Roque do Canaã Produtos Pet em Serra Produtos Pet em Sooretama Produtos Pet em Vargem Alta Produtos Pet em Venda Nova do Imigrante Produtos Pet em Viana Produtos Pet em Vila Pavão Produtos Pet em Vila Valério Produtos Pet em Vila Velha Produtos Pet em Afonso Cláudio Produtos Pet em Água Doce do Norte Produtos Pet em Itarana Produtos Pet em Iúna Produtos Pet em Jaguaré Produtos Pet em Jerônimo Monteiro Produtos Pet em João Neiva Produtos Pet em Laranja da Terra Produtos Pet em Linhares Produtos Pet em Mantenópolis Produtos Pet em Marataízes Produtos Pet em Marechal Floriano Produtos Pet em Marilândia Produtos Pet em Mimoso do Sul Produtos Pet em Montanha Produtos Pet em Mucurici Produtos Pet em Muniz Freire Produtos Pet em Muqui Produtos Pet em Nova Venécia Produtos Pet em Pancas Produtos Pet em Pedro Canário Produtos Pet em Pinheiros Produtos Pet em Piúma Produtos Pet em Ponto Belo Produtos Pet em Presidente Kennedy Produtos Pet em Rio Bananal Produtos Pet em Rio Novo do Sul Produtos Pet em Santa Leopoldina Produtos Pet em Santa Maria de Jetibá Produtos Pet em Santa Teresa Produtos Pet em São Domingos do Norte Produtos Pet em São Gabriel da Palha Produtos Pet em São José do Calçado

 
Você está vendo Produtos Pet em cachoeiro de itapemirim

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Facebook


Produtos Pet na cidade de cachoeiro de itapemirim no Espírito Santo.


Foram encontrados 0 anúncio‎s. Clique no menu ao lado para consultar Produtos Pet em outra região.



<< Voltar Avançar >>
Página 1 de 1



Produtos Pet em cachoeiro de itapemirim-ES

Detalhes sobre a cidade de Cachoeiro de Itapemirim

O nome da cidade

O Governador Francisco Alberto Rubim, que pode ser considerado como fundador da cidade, escreveu num ofício datado de julho de 1819, ao referir-se à medição de uma estrada que ele mandou abrir: "…Principia próximo do Quartel da Barca que fiz levantar na margem Sul do Rio Itapemirim defronte a primeira caxoeira seis léguas para o sertão da vila que faço menção…". O mesmo Rubim, em ofício endereçado ao Conde da Barca, em junho de 1816, grafou conforme se pode ler no original: "… O primeiro caxoeiro dista dela (Vila do Itapemirim) seis léguas…".

Um outro governador da Província, Machado de Oliveira, ao transcrever esse documento, em 1856, na Revista do Instituto Histórico, modificou o texto e a grafia: "… O primeiro cachoeiro deste rio dista da vila seis léguas…".

José Fernandes da Costa Pereira Júnior, a cujo encargo também esteve confiado o governo capixaba, oficiava, em 1863, Ao Assembleia Legislativa Provincial: "Ponte sobre as Caxoeiras de Itapemirim: orçada em dois contos de réis". Num livro de notas, pertencente a um cartório campista, estava registrada, em 1736, referência a um pioneiro na fundação da Aldeia de São Fidelis, no Paraíba, lendo-se: "… chegando por bem duas vezes a acudir com quase toda a família humanas três léguas ou mais desta Aldeya para cima por Cachoeiros quase inavegáveis".

Quando na Freguesia de São Pedro do Cachoeiro, se editou o seu primeiro jornal: "O Itabira", isto é, em 1866, ainda não estava firmada a grafia do nome do lugar. No corpo de redatores do jornal, destacava-se a colaboração de Basílio Daemon, autor de uma História Cronológica da Província e em cujas páginas foi grafado Cachoeiro acertadamente, com ch e no masculino.

Quatro anos antes, o Padre Antunes de Sequeira, no seu poemeto descritivo da Província, fazia uso da grafia antiquada, do tempo do Governador Rubim.

Em 1885 se escrevia o nome certo e por extenso. Alfredo Mário Pinto, nos "Apontamentos para o Dicionário Geográfico do Brasil", registrou: "… Da Câmara Municipal dessa cidades recebemos, em 1884, a seguinte informação: A sede do município é a cidade do Cachoeiro de Itapemirim, que tem recente data, pois que a primeira casa construída foi no ano de 1846".

A história

A história de Cachoeiro de Itapemirim tem início no ano de 1812, quando o donatário da capitania do estado, Francisco Alberto Rubim, teve a tarefa de desenvolver o povoamento em nosso Estado.

A região era dominada pelos temidos índios Puris que, porém, não chegaram a ser obstáculo aos primeiros desbravadores, atraídos pelo ouro nas minas descobertas nas regiões compreendidas por Castelo. A primeira incursão exploradora organizada ocorreu entre 1820 e 1825, época em que foi concedida ao Tenente Luiz José Moreira meia légua de terras. Na mesma época foram constituídos postos de policiamento, denominados quartéis de pedestres, para proporcionar garantia aos habitantes que haviam se instalado no lugar, próximo do obstáculo rural do encachoeiramento do rio, ponto de parada dos raros tropeiros que desciam do sertão e iam se acomodando nessas paragens e plantando suas lavouras.

O Governador Rubim fez construir à margem sul do rio o Quartel da Barca, que foi uma homenagem a Luiz Araújo - Conde da Barca, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Guerra de Dom João VI. Com essa iniciativa os povoadores tiveram proteção contra as incursões dos índios Puris e Botocudos, que hostilizavam aqueles que percorriam a região à procura do ouro que os rios prometiam, ou até mesmo os lavradores que desejavam trabalhar a terra com plantação de cana-de-açúcar.



Mais detalhes sobre Cachoeiro de Itapemirim
Consulte abaixo as categorias divididas por estado