Detalhes sobre a cidade de Alegre
Os principais destaques de Alegre são:
Cachoeira da Fumaça;Festival de Música de Alegre;Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo;Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre.Cachoeira da Fumaça
O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça foi criado através do decreto n° 2.791-E (24 de agosto de 1984) e complementado através do decreto n° 4.568-E (21 de setembro de 1990), quando o então Governo do Estado, atendendo a uma demanda de moradores dos municípios de Alegre, Guaçuí e Castelo e de outros estados da Federação, desapropriou uma área de 27 hectares, coberta basicamente de pastagem, mas que continha em seu interior a Cachoeira Braço Norte Direito ou Cachoeira da Fumaça.
A cachoeira tem esse nome devido à neblina que se eleva acima da mesma.
Festival de Música de Alegre
O Festival de Alegre surgiu como uma festa universitária em 1980 com os objetivos de divulgar a Música Popular e revelar novos nomes para o cenário nacional, tanto de compositores como de intérpretes. Na década de 90, o evento tomou outras proporções com o aumento significativo da divulgação, o que explica o sucesso de inscrições e de público a cada ano.
Em 2005, o Festival emplacou seu recorde ao receber 1.880 músicas para a pré-classificação, 57% a mais que no ano anterior, incluindo inscrições de outros países. Nos últimos 5 anos, mais de 6.000 músicas foram inscritas. A estimativa para este ano é um crescimento de 10% a 15%.
O sucesso no aumento do número de inscrições também é extensivo ao público que circula por Alegre durante o evento. Na década passada, o município recebia 10 mil visitantes durante o Festival. No ano 2000 esse número subiu para 100 mil visitantes, e para 2006 eram esperados 150 mil espectadores. O Festival oferece uma das maiores premiações do Brasil.
Atualmente, o evento acontece no Centro de Lazer Geraldo Santos, uma área que possui mais de 30.000 m². O local abriga uma completa infra-estrutura de palco, sonorização, iluminação, camarote, praça de alimentação, arquibancadas e banheiros químicos, além de postos de atendimento médico e policial.
Além do evento em si também acontece o "Rock da Tarde" e o "Tarde Folia". "Rock" é a gíria capixaba para "festa", "balada", e é por isso (e não pelo gênero musical) que o "Rock da Tarde" recebe esse nome. O evento ocorre durante todas as tardes da época do festival na cidade, sendo comandado normalmente pelo palco onde ocorrem as disputas das músicas do festival (com bandas de todo o país e até de fora do país), e também pela "Casa da Jovem Pan" e por carros de som em todas as ruas. Já o "Tarde Folia" é uma micareta fechada com trio elétrico, e acontece em apenas um dos dias do festival.
Edições mais recentes
24º Festival de Música de Alegre (2007): Quarta 6/6: Estado de Sítio, Jeito Moleque, Skank, Leandro Sapucahy e Jammil e Uma Noites
Quinta 7/6: Beijo com Mel, César Menotti e Fabiano, Asa de Águia, Charlie Brown Jr., Armandinho
Mais detalhes sobre Alegre