Detalhes sobre a cidade de Una
Sua população estimada em 2008 era de 25.287 habitantes. Está situada a cerca de sessenta quilômetros de Ilhéus. Localiza-se em Una a ilha de Comandatuba, com hotéis de luxo e um aeroporto.
Meio ambiente
A diversidade ambiental de Una permite a coexistência de várias espécies de animais, contendo inclusive espécies ameaçadas de extinsão. Dentre esses ambientes estão a Reserva Biológica de Una (Ecoparque de Una), constituída de mata atlântica, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Araraúna (Lençóis Belgas).
Os mamíferos característicos do município são o tatu (Dasypus sp.), o jupati (Philander opossum), o cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), na Ilha de Comandatuba. Na mata Atlântica estão presentes o mico-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) e a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), estes dois últimos ameaçados de extinção, e no mangue o guaxinim (Procyon cancrivorus) e o sagui (Callithrix kuhli).
Existem cerca de 90 espécies de aves, dentre elas o maçarico (Tringa sp.) e o gavião-carcará (Polyborus plancus) na praia, a sabiá-da-praia (Mimus gilvus), única espécie endêmica a restinga, o pica-pau-de-cabeça-vermelha (Dryocopus lineatus), o pica-pau-branco (Melanerpes albicans), o periquito-testa (Aratinga aurea), o suiriri-do-gado (Machethornis rixoxus), o sanhaço-do-coqueiro (Thraupis palmarum), na parte central da ilha de Comandatuba, e a garça-azul (Florida caerulea) e o gavião-pinhé (Milvago chimachima) no mangue.
Répteis com destaque são o calango-verde (Ameiva ameiva), o calango catenda (Tropidurus torquatus), a jibóia (Boa constrictor) e quatro espécies de tartaruga-marinha ameaçadas de extinção: tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata), verde (Chelonia mydas), cabeçuda (Caretta caretta) e olivácea (Lepidochelys olivacea).
Mais detalhes sobre Una