Detalhes sobre a cidade de Teofilândia
Aproximadamente em 1723, devido a uma seca que atingiu a região, alguns vaqueiros da antiga fazenda chamada de Vargem de Baixo, de propriedade dos irmãos João Manoel e Manoel João da Silva, saíram em busca de água e alimento para o gado. Cansados, os vaqueiros pararam próximo de uma vereda (caminho estreito no meio da caatinga), e dormiram. Ao acordarem e não encontrando o gado, seguiram os rastros e descobriram um lajedo (afloramento rochoso), que em suas pequenas cavidades acumula água, ao que chamamos de caldeirões ou tanques de pedras. Onde não só os animais que eles pastoreavam, estavam próximos, bem como outros animais que por ali pastavam e bebiam. Ao retornarem à fazenda, avisaram aos patrões, que haviam encontrado um caldearão, ou Tanque de Pedras.
Os irmãos João Manoel e Manoel João, transformaram o lugar em mais uma fazenda, provocando o crescimento imediato do local. Muitos anos depois a fazenda foi aberta, José Santiago de Oliveira construiu a primeira casa, vindo outras em seguida. Chegando outros moradores, o local passou a ser chamado Arraial de Pedras.
O Arraial vai crescendo, e em 1953 é transformada em distrito com o nome de Itapirú que pertencia a Serrinha. Sendo muito tempo depois denominada Teofilândia, em homenagem a um filho da localidade, contador do Estado, Joaquim Teófilo de Oliveira.
Geografia
Sua população estimada em 2008 era de 21.382 habitantes.
O atual (2009/2012) prefeito da cidade é Tércio Nunes de Oliveira e o vice-prefeito é Adolfo Cordeiro de Almeida.
Emancipação Política
Teofilândia obteve sua emancipação política e administrativa em 23 de Abril de 1962, através da Lei Estadual 1685.
Mais detalhes sobre Teofilândia