Detalhes sobre a cidade de Sebastião Laranjeiras
Sebastião Laranjeiras, teve sua origem nos meados do século XIX, num arraial de nome Boqueirão das Palmeiras, pertencente ao município de Palmas de Monte Alto. Fundado pela família Parreiras, viveu vários anos com essa denominação e categoria. No ano de 1939 foi elevado à categoria de Vila, com a denominação de Vila das Parreiras. No ano de 1944, passou à denominação de "Vila Camateí" até a emancipação política. Após 19 anos foi apresentado à Assembléia Legislativa do estado um Projeto de Lei propondo a criação do município de Sebastião Laranjeiras, adotando o nome do filho mais ilustre da região: o bispo de Porto Alegre D. Sebastião Dias Laranjeira. Este projeto foi proposto pelo Deputado Nicolau M. Suerdieck com o apoio de vários outros deputados. Para tal fim foi desmembrada uma área de 1.854 km² do município de Palmas de Monte Alto. Esta proposta de emancipação integral contou com o apoio dos chefes políticos da Câmara Municipal e do Prefeito de Palmas de Monte Alto, tendo sido coberto de êxito a 30 de julho de 1962. O Governador do Estado sancionou a Lei nº. 1.772, de 30 de julho de 1962, publicada no Diário Oficial de 31 de julho de 1962, criando o município de Sebastião Laranjeiras.
Geografia
Situado no Sudoeste do estado da Bahia, tendo como circunvizinhos os municípios de Pindaí, Candiba, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Espinosa (Minas Gerais) e Urandi.
Limites
O município de Sebastião Laranjeiras está localizado na micro-região da Serra Geral da Bahia, limita-se ao norte com Palmas de Monte Alto, ao sul com o Estado de Minas Gerais, ao leste com o município de Pindaí e Urandi e ao oeste com o município de Iuiu, tem como cidade vizinha Palmas de Monte Alto, possui 01(hum) distrito: Mandiroba, 18 km da sede (média populacional de 1.048 habitantes).
Clima
O clima de Sebastião Laranjeiras é do tipo seco sub-úmido, apresenta uma temperatura média anual de 22°C, a precipitação anual é de 700/900mm, tem sua extensão em área em torno de 1.854 km².
Subdivisão
Distritos e povoados
O município conta com um distrito, localizado na zona rural:
Distrito de Mandiroba, distante 18 km da sede, com uma média de 1.048 habitantes, com estrada de asfalto (precário).
Além do distrito, o município tem 07(sete) principais povoados de maior concentração, assim discriminados:
Povoado de Lagoa do Buqueirão, distante 15 km da sede, com uma média de 854 habitantes e com estrada de barro.Povoado de Piranhas, distante 36 km da sede, com uma média de 193 habitantes e com estrada de barro.Povoado de Capoeiras, distante 13 km da sede, com uma média de 337 habitantes e com estrada de barro.Povoado de Mato Grosso, distante 09 km da sede, com uma média de 180 habitantes e com estrada de barro.Povoado de Campos, distante 07 km da sede, com uma média de 323 habitantes e com estrada de terra e barro.Povoado de Lagoinhas, distante 21 km da sede, com uma média de 76 habitantes e com estrada de barro.
Mais detalhes sobre Sebastião Laranjeiras