Detalhes sobre a cidade de Rio do Pires
Iniciou-se o povoamento do terrítório por vola de 1900, à margem direita do Rio do Pires.
Procedentes do povoado Morro do Fogo do atual município de Água Quente, os agricultores Augusto Almeida Pina, Manoel Marques de Azevedo, Manoel Cândido Pereira e outros, ali iniciaram a povoação Fazenda Pires.
A expansão da lavoura e da criação de gado atraiu moradores de outros municípios que se estabeleceram no povoado.
Em 1927, iniciou-se a feira livre e construiu-se a capela de Senhor do Bonfim.
Criado o distrito em 1953, mudou-se a denominação para Rio do Pires, adotando-se o nome do rio que percorre o município.
A formação do pequeno centro populacional que deu origem ao município de Rio do Pires, teve seu marco inicial na década de 30, do século XIX. Surgia nesssa época o minúsculo povoado à margem direita do Rio do Pires, que lhe deu o nome, desenvolvido graças aos "garimpeiros", que surgiram à procura de ouro nas Lavras de Moreira, localidade esta, que com seu garimpo de minérios preciosos foi a base da economia da população naquea época.
Com o decorrer dos tempos, tais atividades foram diminuindo, devido ao maior interesse da população por outros meios de trabalhos, e, também pela localização geográfica acidentada dessas lavras.
Os garimpeiros e seus familiares, despertaram interesse em aglomerar-se em terras férteis e devolutas existentes nesse pequeno povoado. Em decorrência de seu crescimento físico já no século XX foi elevado a categoria de Distrito de Rio do Pires, e em 17/11/1961, este distrito foi emancipado, nascendo assim, o município que leva o mesmo nome, tendo como Prefeito pioneiro o Sr Clemente Pereira da Silva.
Formação administrativa
O Distrito foi criado em 1953, pela Lei Estadual n.º 628 e o Município, em 17/11/1961, pela Lei Estadual n.º 1558, desmembrado defenitivamente do município de Paramirim.
Na ocasião, era composto dos distritos de Rio do Pires e Ibiajara, como permacece atualmente.
Sua organização judiciária é integrada a Comarca de 1ª entrância de Paramirim e tem dois distritos.
Economia
O município de Rio do Pires tem como fonte econômica básica a agricultura e pecuária. Em outras ocasiões se criavam caprinos e ovinos, mas, infelizmente, todo espaço existente no campo neste município, onde se criacam cabras e ovelhas, ficou comprometida, extinguindo-se a criação míuda, que era a subsistêcia do sertanjeo, a partir de então implantou-se a crise, a miséria e a fome. [carece de fontes?]
Mais detalhes sobre Rio do Pires