Detalhes sobre a cidade de Ribeira do Pombal
O município de Ribeira do Pombal tem o seu nome em homenagem ao célebre primeiro-ministro do reino de Portugal, Sebastião José de Carvalho e Melo.
História
O município teve sua origem apartir de uma aldeia de índios cariris.
Em 1667 os Jesuítas o padre João de Barros e o padre Jacob Rolando chegaram ao local com o intuito de catequizar os índios e acabaram erguendo uma capela com o nome de Santa Teresa. Com a devoção à santa e devido a uma vasta vegetação bastante peculiar na região, o município passa inicialmente a se chamar Canabrava de Santa Teresa de Jesus dos Cariris.
Em 1758 o vice-rei d. Marcos de Noronha e Brito, 6º conde dos Arcos, sendo parente por afinidade do citado primeiro-ministro do reino, decide por carta régia do dia 8 de maio do mesmo ano, o fim de todos os aldeamentos. Em decorrencia disso o local é elevado a vila e sede de conselho com a designação de Pombal. No mesmo ano a vila passa a ser município.
Em 1760 a aldeia conhecida como Saco dos Morcegos, que pertencia ao município de Pombal, passa a ser uma vila e mais tarde município de Mirandela, porém acaba perdendo sua condição e volta a ser anexada a Ribeira do Pombal.
Ribeira do Pombal chegou a ser integrado ao município de Cipó em 1931 como uma sub prefeitura, mas foi restaurado em 1933 com a designação atual, que foi obtida pelo decreto da Lei Federal nº 311, art 10º, o qual determinava que não poderia haver mais de um município ou vila no país com o mesma denominação. Com isto Pombal passa a se chamar oficialmente Ribeira do Pombal 1938.
Mais detalhes sobre Ribeira do Pombal