Detalhes sobre a cidade de Ribeira do Amparo
O município é um grande produtor de Castanha de cajú.
Onde havia uma aldeia indígena, no início da sua colonização, foi construído um templo dedicado à Nossa Senhora do Amparo, com a finalidade de catequese, em local denominado Ribeira do Pau Grande, atraindo inúmeras famílias que lá se instalaram. Município criado com o território desmembrado de Pombal (atual Ribeira do Pombal), por Ato Estadual de 17/12/1890, com a denominação de Vila do Amparo. Extinto em 1931, tendo seu território anexado a Cipó. Em 1943, na condição de distrito de Cipó, teve o topônimo alterado para Ribeira do Amparo. Foi restaurado como município por Lei Estadual de 14/08/1958, com os territórios dos distritos de Ribeira do Amparo e de Heliópolis, desmembrados de Cipó.
Em 1848 nasceu a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Ribeira do Amparo. Naquela época, conforme pesquisas de historiadores, a capela era chamada de capela de "Nossa Senhora do Amparo" de "Ribeira do Pau Grande", naquele mesmo ano Ribeira foi elevada a categoria de freguesia pela Lei Provincial Nº 294, de 09 de maio de 1848.
Este templo de louvor foi construído com a intenção de catequizar os índios que viviam na região e pertencia a aldeia "Kiriris". Em Ribeira do Amparo não encontramos mais povos que se identificam como índios, porém ainda é possível em Banzaê encontrarmos índios dessa aldeia.
Quando criada a Paróquia do Amparo tivemos como nosso primeiro pároco o famoso Pe. Mendonça, este foi o primeiro padre que Ribeira teve com a intenção de estabelecer residência em Ribeira do Amparo e transformar essa paróquia em independente e auto-sustentável.
Em 1848, a capela de "NOSSA SENHORA DO AMPARO DE RIBEIRA DO PAO GRANDE", pertencente ao município de Pombal, foi elevada à categoria de freguesia pela Lei Provincial Nº 294, de 9 de maio. Posteriormente, o Ato estadual de 31 de outubro de 1890 elevou essa freguesia à vila, criando o município de RIBEIRA DO AMPARO.*" Posteriormente, em 1956, passamos a pertencer a Cipó, assim como Heliópolis. Para, finalmente, alcançarmos a nossa emancipação em 14 de agosto de 1958.
Em 11/04/1985 o distrito de Heliópolis, foi desmembrado de Ribeira do Amparo, tornou-se cidade.
O primeiro nome do povoado que originou a cidade de Heliópolis na Bahia foi Pau Comprido. Para a origem desse nome há duas versões: A primeira afirma que o nome Pau Comprido surgiu na época que havia uma feira-livre no povoado. Certo dia houve uma briga tão violenta entre dois grupos de pessoas, dando início a uma rixa que durou tanto tempo, que o lugar ficou conhecido como a terra dos Pau Comprido. Uma outra versão a mais aceita pela comunidade de hoje, diz que o nome surgiu ainda na época em que não havia nem mesmo habitações na região. O Sr. José Umburana, fazendeiro e comerciante da época decidiu apossar-se da área, e sob uma enorme árvore, iniciou a pratica de matar um boi sempre aos sábados e vender a carne àqueles que passavam pela região. Desta forma, outras pessoas também resolveram vender alguns produtos debaixo da referida árvore, iniciando assim uma pequena feira-livre. O nome Pau Comprido foi usado como referencia pelas comunidades vizinhas ao local onde era realizada a pequena feira-livre. Com o passar do tempo e o aumento de circulação de pessoas na área, iniciou a construção de uma Igreja, e na sua volta, residências começaram a ser construídas, dando origem ao povoamento da região. Logo depois o lugarejo passou a se chamar de Novo Amparo, situado no município de Ribeira do Amparo, onde obteve rápido crescimento, ganhando a condição de distrito com o nome de Heliópolis. Município criado com território desmembrado de Ribeira do Amparo, por força da Lei Estadual de 11 de abril de 1985. A sede foi elevada à categoria de cidade, quando da criação do município.
Fonte: *REIS, Cláudio de Britto. Esboço de Projeto de Lei Estadual: Dispõe sobre plebiscito, a fim de se retificar o tôponimo RIBEIRA DO POMBAL PARA MARQUÊS DE POMBAL. Rio de Janeiro, 1993.
Ribeira do Amparo é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2009 era de 14.621 habitantes.
Mais detalhes sobre Ribeira do Amparo