Detalhes sobre a cidade de Paripiranga
Com a instalação do Govêrno-Geral do Brasil na cidade do Salvador, para êsse fim criada em 1549, os primeiros colonos foram se estabelecendo nas terras adjacentes da Bahia de Todos os Santos, que além de fértil oferecia a segurança desejada aos constantes ataques dos índios tupinambás, senhores da gleba, os quais eram considerados de índole belicosa e feroz, vivendo em contínua hostilidade com os seus irmãos de outras tribos.
Já no primeiro século do Brasil, o abastado fazendeiro e intrépido bandeirante Garcia Dias d' Á vila leva os seus currais muito além de Açu da Tôrre (enseada do Tatuapara) e obtém enormes sesmarias que o tornam o mais opulento proprietário territorial. Profundamente divergiam os índios do interior baiano daqueles que assentavam os seus arraiais às ribas do oceano. De tipo mais baixo, tez mais acobreada, menos apto talvez à civilização, com língua mais rude como a onomástica no-la atesta, constituíam o que se tem convencionado chamar de o "uarupo dos fapuias".
Com a chegada dos portuguêses, foi-lhes declarada guerra aberta, cuja intensidade diminuiu com a vinda dos abnegados padres da Companhia de Jesus, em missão de catequese, ministrando aos gentios as luzes da doutrina cristã o que contribuiu de modo significativo para lhes domar a índole guerreira, chamando-os à grei cristã, possibilitando, destarte, a penetração no interior.
Há incerteza quanto à tribo que ocupava a região onde hoje está localizado o município de Paripiranga. Tupinambás não o eram, certamente, porquanto êstes estavam localizados no baixo Irapiranga (Vaza Barris), em terras férteis, e não tinham necessidade nem lhes servia estabelecerem-se no "agreste". Na vasta região circunscrita pelos rios São Francisco, Jacurici e Itapicuru, algumas tribos mantinham seus aldeamentos. Sabemos que na região de Jeremoabo havia as tribos mungurus e ceriacás, quase sempre em pé de guerra, a ponto de O governador-geral D. João Lancastre, em 1697, ameaçar o chefe dos muncurus de mandar decapitá-Ias se a sua gente não sustasse os ataques reiterados contra os cariacás e, na região de Euc1ides da Cunha, a tribo dos caimbés.
Nada se pode adiantar de positivo quanto 80S índios que habitavam as terras onde atualmente está situado o município de Paripiranga. É, no entanto, tradição corrente, que ali existiu uma tribo denominada vermelhos, havendo quem admite pertencesse ela à família dos tapuias.
A primeira penetração no território ocorreu no século XVII, quando colonos portuguêses se fixaram no município, fazendo nascer a povoação de Malhada Vermelha, cujo nome foi mais tarde, mudado para Patrocínio do Coité, hoje cidade de Paripiranga.
Nos seus primórdios, a povoação de Malhada Vermelha foi premiada pelo cidadão José Antônio de Menezes, que construiu uma capela sob a invocação de Nossa - Senhora do Patrocínio, filiada à freguesia de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes do Boqueirão. A dita capela foi elevada à categoria de freguesia pela Lei provincial número 1168, de 22 de maio de 1871, com o nom!, de Nossa Senhora do Patrocínio do Coité.
Foi o arraial de Patrocínio de Coité elevado à categoria de vila pela Lei provincial número 2553, de 1.0 de maio de 1886, que criou o município de Patrocínio de Coité, com território desmembrado do de Bom Conselho (atual Cicero Dantas), que se instalou a 1.0 de fevereiro de 1888. Pelo Decreto estadual número 7341, de 30 de março de 1931, o município teve o seu nome mudado para Paripiranga.
Os Decretos estaduais 7455, de 23 de julho de 1931 e 7479, de 8 de julho do mesmo ano, anexaram a Paripiranga o município de Cícero Dantas, sendo ai criada a subo prefeitura do mesmo nome. O município de Cícero Dantas foi restabelecido pelo Decreto estadual número 8447, de 27 de maio de 1933, ficando o município de Paripiranga constituído de dois distritos: Paripiranga e Adustina, cuja composição administrativa foi ratificada de acôrdo com a Lei número 62-8, de 30 de dezembro de 1953. Recentemente o distrito de Adustina ganhou autonomia administrativa e elevou-se à categoria de cidade.
Mais detalhes sobre Paripiranga