Detalhes sobre a cidade de Paratinga
Era a maior cidade de sua micro região, suas terras se estendiam por onde hoje é Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Macaúbas, dentre outras 17 cidades do oeste baiano já fizera parte de sua composição.
Cidade de história e cultura muito rica e até hoje preservam-se casas com características barrocas. Sua população estimada em 2004 era de 29.474 habitantes, estimada hoje em 30.230. A caatinga é a vegetação predominante.
Paratinga tem pontos turísticos como as Águas Termais do Paulista e do Brejo da Moças, com piscinas naturais de água termo-mineral, além da Gruta da Lapinha com desenhos rupestres ainda conservados, com potencial turístico a ser explorado.
Possui a maior ilha fluvial do Rio São Francisco, denominada de Ilha de Paratinga. O município é banhado pelo "Velho Chico" e em toda sua extensão possui belas praias e recantos ribeirinhos onde se tem a prática da pesca esportiva.
Histórico
Em 1745 o povoado formado a partir da fazenda de gado denominada Santo Antônio do Urubu de Cima foi emancipado, promovido à categoria de Vila. No ano de 1827 limitava-se, ao norte, com a Vila de Pilão Arcado; ao Sul com o estado de Minas Gerais; a oeste, com Barra do Rio Grande e Campo Largo; a leste, com Vila de Santo Antônio da Jacobina, Rio de Contas e a Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité.[5]
Em 2 de maio de 1835 foi criada a Comarca do Urubu com objetivo de levar o poder do governo imperial à região.
Em 25 de junho de 1897 a sede é elevada à categoria de cidade, com o nome de Cidade do Urubu. Em 29 de maio de 1943 o nome do município é alterado para Rio Branco. Em 31 de dezembro de 1943 o nome da cidade sofre nova alteração passando a se chamar Paratinga, que siginifca rio branco no tupi-guarani.
Link externo
Página oficial da Prefeitura de Paratinga
Mais detalhes sobre Paratinga