Detalhes sobre a cidade de Maracás
A cidade tem tradição nos festejos juninos, já tendo sido apelidada de Suíça Baiana por ser uma cidade de clima muito frio com relação às cidades do entorno. A sua base econômica é predominantemente, a pecuária bovina extensiva de corte, com um giro de aproximadamente quinhentas cabeças/mês.
Complementando sua base econômica, destaca-se a mandioca, o feijão, o milho e outras culturas além de sazonalmente, o café e o extrativismo de umbu.
IDH
Atualmente cerca de 70% da população vive na margem da pobreza segundo a Fundaçao Getulio Vargas, com base nos dados do IBGE (2005). A mortalidade infantil (29/1000 segundo o IBGE para o ano de 2005) também é um agravante social.
Seu IDH se mantém em torno de 0,61.
O índice de analfabetismo a partir dos 15 anos é de 26% para o total da população. Um tímido comércio, aposentadorias, programas assistenciais federais e funcionarismo público complementam a renda do município.
O acesso ao município é rodoviário, e mantém-se razoável graças ao investimento do Banco Mundial no Programa de Revitalização de Rodovias no Estado da Bahia, a partir de 2005.
Mais detalhes sobre Maracás