Detalhes sobre a cidade de Jitaúna
Jitaúna é uma cidade que localiza-se a duzentos e oitenta quilômetros de Itabuna, fica entre as margens do Rio Preto e o Rio de Contas, e entre Ipiaú e Jequié.
Sua primeira denominação foi Mija Gás, pois durante a caminhada dos viajantes e tropeiros em lombo de animais, buscando e levando mercadoria para cidade de Jequié, exalava-se um cheiro desagradável das latas de querosenes furadas.
Com o aumento de passagens de pessoas, construções de casas, o nome foi modificado para Esplanada, e como já havia na Bahia essa mesma identificação, mudou-se para Itaúna. Em que o professor Teodorico Sampaio de Salvador sugeriu um significado ao distrito de Jequié, colocou Jitaúna que quer dizer: Onça Preta e há quem diga também que o significado é: JITA = pedra e UNA = água.
Desde do inicio da década de 60, homens como Albino Cajahyba, Carlos Sá Barreto, Padre Eusínio Alves Gomes, Milton Barbosa de Almeida e Elias D’avila Filho lutavam em busca da emancipação política de Jitaúna.
Distrito de Jequié, Jitaúna precisava tornar-se independente, então a busca pelo progresso e desenvolvimento envolveu toda uma população a um esperado plebiscito. Inicia-se aí uma grande jornada política entre os munícipes de Jitaúna.
Em vinte e dois de dezembro de 1961 foi marcada a sua emancipação através da lei estadual nº 1588. No ano seguinte organizava-se as eleições para prefeitos e vereadores. Tendo em 1963 o primeiro governante Elias Dávila Filho.
Geografia
Área: 333 km².Coordenadas geográficas: latitude sul 14°01´, longitude oeste 39°53´, altitude (m) 165.Clima: Tipo climático – seco a subúmido e semi-árido. Período chuvoso – novembro a janeiro. Temperatura média anual – média 23.8°C; máxima 29.3°C; mínima 20.0°C.Solos: Tipo – Podzólico Vermelho-Amarelo distrófico, Latossolo Vermelho-Amarelo álico, Latossolo Variação Una álico, Brunizém avermelhado, Podzólico Vermelho-Amarelo eutrófico. Aptidão agrícola – Aptidão regular para pastagem plantada, aptidão boa para lavouras, aptidão regular para silvicultura; restrita e sem aptidão para pastagem natural.Vegetação: Floresta ombrófila densa, Floresta estacional semidecidual.Relevo: Tabuleiros Pré-Litorâneos, Serras Marginais.Hidrografia: Bacia hidrográfica – Contas. Rios principais – Rio de Contas, Rio Preto do Costa, Rio Preto Cresciuma.
Mais detalhes sobre Jitaúna