Detalhes sobre a cidade de Jiquiriçá
O povoado teve início em 1860, em um local conhecido como “velhas”, pertencente ao município de São Vicente Férrer D’Areia. Nasceu como local de pouso para os tropeiros que viajam conduzindo cargas entre Nazaré e Aratuípe até Vitória da Conquista. Foi elevado à categoria de freguesia em 16 de setembro de 1878, passando a chamar-se Senhor do Bomfim da Capela Nova, em decorrência da existência de uma capela no povoado dedicada a esse Santo.
Em 1891, através do ato estadual datado de 31 janeiro, tornou-se município, com o nome de Capela Nova de Jiquiriçá, desmembrando-se de São Vicente Férrer D’Areia. Em 1904, pela lei estadual nº 570, de 15 de setembro de 1904 seu nome foi simplificado para Jiquiriçá - nome indígena que quer dizer instrumento de pesca (Jiquir) de rio (Içá). A Lei Estadual 1882 de 16 de julho de 1926, desmembrou do município o distrito de Mutum, que mais tarde originaria o município de Mutuípe. Em 1943, o município de Jiquiriçá foi extinto e anexado ao município de Mutuípe, só sendo restaurado um ano mais tarde, em 1º de junho de 1944.
Alguns fatos importantes que marcaram a história do lugar foram as enchentes de 1914, 1960, 1964. São consideradas as piores enchentes de toda a história do município, destruindo uma parte da cidade, inclusive o comércio, e deixando dezenas de famílias desabrigadas.
Caracterização do Município
O município de Jiquiriçá está localizado no Sudoeste do Estado, na Microrregião Homogênea 024 – Jequié, estando enquadrado nas regiões de Planejamento 03 – Litoral Sul, e Administrativa 29ª - Amargosa. Do ponto de vista das atividades produtivas, está vinculado à Região Econômica 03 - Recôncavo Sul. Apresenta uma extensão territorial de 262 km².Jiquiriçá está limitado ao Sul,por Laje, a Oeste,por Mutuípe e Laje, a Leste por Teolândia e ao Norte por Ubaíra. Voltagem: 110 Zona urbana e 220 Z. Rural Superfície (área em km²): 237,2 km² Distancia da capital: 258 km Temperatura Média: 23,4°C População total: 13,614 habitantes Rodovia de acesso: BR 420 Distritos: Serraria 2 BR 101 Lagoa Verde BR 116
Cultura
Manifestações artísticas e socioculturais
Existem Artesãos no município, onde feitas as peças (técnica, material, utilidade)? O artesanato local é caracterizado por objetos feitos em: Barro- panelas e potes. Cipó e palha- abanos, cestas, panacuns, vassoura, esteiras, chapéus, instrumentos de pesca,peneira, estantes, roupeiros, cadeiras, bancadas, etc. Madeira- cangalha, colher de pau, pilão, cocho, etc. Couro- todos os derivados do couro (instrumentos de montaria) Bordado Pinturas feitas em tecidosPeças feitas com retalhos. Arranjos de flores.
Grupos carnavalescos:
As Caretas: Este bloco é um bloco de mascarados que foi criado em 1960.
Os Cães: Este bloco também é um bloco de mascarados, onde as pessoas pintam todo o seu corpo com uma mistura de óleo vegetal e carvão. Este bloco sai pelas ruas da cidade assustando e melando as pessoas. Foi criado no ano de 1960.
Grupos Folclóricos:
Terno de Reis: Grupo formado por pessoas da comunidade que entoam canções de domínio público. Também o uso de instrumentos musicais.
Manifestações Populares:
Existe alguma manifestação cultural no lugar? Queima de Judas Bumba-meu-boi Reisado Alvoradas Procissões ( Procissão do Bomfim, Procissão do Senhor Morto, Procissão de Domingo de Ramos, Procissão do fogo e Via Sacra.)
Festas populares: Fale sobre outras festas (Calendário de eventos)
Janeiro: Festa do Senhor do Bonfim . Principal evento do município festejando o padroeiro local e atraindo visitantes de localidades vizinhas. No lado religioso, há o novenário, missa solene e procissão. Na parte profana, destacam-se a feira chique ( venda de produtos diversos), o leilão e o bingo. Data – 06/01 Local- Mercado Municipal Organização- diocese Lavagem da Igreja Do Senhor do Bomfim É organizada pela comunidade católica.
Mais detalhes sobre Jiquiriçá