Detalhes sobre a cidade de Ituberá
A cidade tem origem numa aldeia índia, elevada a vila em 1758 com o nome de Santarém. Em 1909 foi elevada a cidade, passando a chamar-se Serinhaém em 1943 e Ituberá em 1944.Possui um povoado a 2k da cidade e que se chama fazenda velha.
Turismo
Cachoeira da Pancada Grande
Situa-se fora dos limites municipais, no município de Igrapiúna. Fica numa Reserva Particular do Patrimônio Nacional - RPPN, sob administração da Michelin - esta sediada em Igrapiúna. Contudo, seu acesso se dá através de Ituberá, que alfere lucros com o turismo e com a propaganda - Igrapiúna não possui estrutura turística minimamente adequada e seu governo não demonstra interesse na manutenção da APA em questão.
A cachoeira possui uma queda d'água de 61 metros, no alto curso do Rio Serinhaém. Tem uma estrutura adequada para receber visitantes, 2 mirantes convenientemente dispostos para turistas, uma trilha ecológica na parte superior da cachoeira e um centro de visitantes, sobre as fundações de uma antiga usina hidroelétrica que ali funcionava.
Cachoeira Castro Alves
A cachoeira fica em área urbana num dos trechos do Rio dos Cágados.
Fazendas Reunidas Vale do Juliana
Fazenda modelo, com 3.012 ha, sendo um terço de mata nativa e o restante da área destinada ao cultivo do cacau, plantações de seringueiras, de pupunha e frutas e, ainda, à pecuária.
Vila de Itajaí
Antiga vila histórica de Ituberá, suas maiores atrações são as matas, o Balneário Itajay e a abundância de águas.
Praia de Pratigí
O mar de águas mornas, costuma ser mais propício para banho durante as marés baixas. Em alguns trechos ao sul, surgem piscinas naturais. As areias brancas são margeadas ao fundo por vasto coqueiral e bananeiras, densa mata e córregos nativos. Bom local para camping e pesca.
Praias
Praia da Boca da LagoaPraia de Pratigi
Guaraná
Representando a segunda maior área de cultivo do Brasil, a cultura do guaraná no município de Ituberá é uma fonte geradora de emprego e renda, com repercussões positivas para toda a região.
O município concentra um verdadeiro pólo de beneficiamento da cultura. Aproveitando toda a riqueza das sementes sob a forma de pó, extratos, xaropes, cápsulas e refrescos. Neste contexto destaca-se a empresa Guaran'apis, produtora do Arrebite e primeira empresa brasileira a lançar seus extratos e xaropes sob a forma de flaconetes. É também, a única empresa privada a participar do programa de melhoramento genético do guaranazeiro, conduzido pela Embrapa. A Guaran'apis teve o seu início na década de 80 e atualmente a empresa mantém a sua qualidade e liderança no segmento. Com vendas de norte a sul do Brasil e atingindo também diversos países em todo o mundo, a preocupação com a inovação continua trilhando o caminho da empresa, que sempre trabalhou com tecnologia própria e know-how de fabricação exclusivo. Até hoje, quando se pensa em energéticos em flaconetes no Brasil, automaticamente a primeira ideia que vem a mente é o Arrebite.
Mais detalhes sobre Ituberá