Detalhes sobre a cidade de Itamari
A Região Sul da Bahia desenvolveu-se dentro da estrutura agroexportadora baseada na grande propriedade, caracterizada pelo sistema de sesmarias, utilizada pela coroa portuguesa durante o período Colonial até os Governos Gerais, quando predominava pelo interior do pas os potentados locais, sobre a Égide das Assembléias Provinciais.
No final do Século XIX, o país passou por profundas transformações nas estruturas políticas e sociais. Finda a Monarquia e surge a República. Acaba o modo de produção baseada na escravidão (1888), e assenta-se o modelo Capitalista , fundamentando na relação, entre o capital e o trabalho; (O Trabalho Assalariado e a Formação do estado Burguês*) com o domínio das oligarquias agrária , fundamentalmente, do Eixo São Paulo x Minas Gerais, alternando-se na dinâmica das relações dos poderes constituídos a nível federal.
O advento da República , implicou, alem da mudança na estrutura política, a emergência de novas personalidades sociais , caracterizadas pela grande contingência de mendigos , moleques e vadios* perambulando pelas ruas das grandes cidades e nas vilas do interior dos estados. As manufaturas e pequenas industrias que se formavam, nos grandes centros urbanos, não eram suficientes para observar a demanda de trabalhadores livres, na sua maioria, recém libertos, desqualificados para atuarem dentro da nova ordem econômica, imposta pela política capitalista e burguesa que se - formava.
É, portanto, no contexto histórico e geográfico da formação do Brasil contemporâneo, que procurarei compreender as formas de relações que foram travadas no cotidiano de cada personagem, buscando analisar os fatos, a partir dos depoimentos dos sujeitos que se articularam dentro do processo de migração e povoamento (da Fazenda Tabocas, atual município de Itamari-Bahia).
Geografia
O município fica entre as cidades de Jequié (BR-116) e Gandu (BR-101) com uma estrada de boa qualidade (BA-549).
Cravada entre montanhas, ás margens do outrora rio Tabocas, assim chamado devido as variedades desta vegetação ali existe, inspirando João Freire de Carvalho a registrar as terras de sua posse, como Fazenda Tabocas.
Localizada ao norte da região sul da Bahia a 30 km da BR 101, acesso pela cidade de Gandu, dista, aproximadamente 110 km do Litoral e 320 km da capital do Estado. Ocupa uma área de 132,5 km², “ Seu clima é quente e úmido, com precipitação pluviométrica que varia em torno de 1200 mm anuais*, e uma temperatura média oscilando em torno de 24º a 35°C. A atitude da região é de aproximadamente 200 metros acima do nível do mar”. Situa-se a 13º 47’ de latitude sul e 39º 40 de longitude oeste* “, Limita-se ao norte, com o município de Wenceslau Guimarães, ao sul com Nova Ibiá, ao leste com Gandu e ao oeste com o município de Apuarema.
Apesar da sua proximidade com o Litoral e a existência de densas matas, a sua bacia hidrográfica e limitada, em conseqüência dos desmatamentos principalmente nas nascentes, fato que causou o fim do principal rio que infelizmente tornou-se um pequeno Riacho, com forte tendência a desaparecer. Parte das florestas tropicais mantém-se pela necessidade de sombreamento para a lavoura cacaueira. O clima da região, vem sofrendo variações, com as precipitações climáticas, provocada em decorrência de fenômeno El Nino, Lanina, e também, pelas inconseqüentes devastações levada a cabo pelos homens, em parte, em busca da sobrevivência, mas, em grande proporções, pela ganância dos madeireiros e ignorância de todos.
Antecedentes
Aspectos preponderante do regionalismo do Brasil, é sem sombra de dúvida, o fenômeno social denominado CORONELISMO. Representado nos primeiros momentos da República Velha, pelos grandes proprietários rurais e posteriormente, pelos detentores de títulos acadêmicos (Médicos, Advogados e etc.) Descendentes diretos dos patriarcas ou com proeminência junto aos representantes das localidades (Vilas ou Municípios). O coronel, detentores de larga influencia nas instancias Políticas Estaduais, exerciam o controle da população local, via laços de subordinação, dependência, fidelidade e coração.
Mais detalhes sobre Itamari