Detalhes sobre a cidade de Itajuípe
Itajuípe é vocábulo indígena que significa "pedra espinho". Do tupi ita: pedra (por itá; pedra; ); ípe: espinho.
História
Itajuípe significa Ita=pedra e juípe= espinho, então formulando a questão o nome da cidade de Itajuípe quer dizer pedra-espinho. Dentre os políticos famosos destacam-se Humberto Badaró, Montival Lucas, Gilka Badaró, Mino e Paulo Martinho. Em 2002, teve um prefeito cassado por decisão da Câmara de Vereadores local, sendo o processo de impeachment anulado pelo Tribunal de Justiça da Bahia, em 2004. Em 2007, a mesma Câmara Municipal tentou cassar um novo prefeito, sendo tal manobra suspensa por decisão judicial.
Geografia
Sua população estimada em 2008 era de 21.900 habitantes. A principal rodovia de acesso é a BR 101. Não é litorâneo, sendo banhado pelo rio Almada.
Transporte
As viações Rota, Cidade Sol e Águia Branca ligam Itajuípe a Coaraci, Almadina, Itapitanga, Uruçuca, Itabuna, Ilhéus, Barro Preto, Ubaitaba, Aurelino Leal, Ibirapitanga, Maraú, Ibirataia, Ipiaú, Ubatã, Jequié, Gandu, Salvador, Feira de Santana etc. Faz divisa com os seguintes municípios, todos da Bahia: Itabuna, Barro Preto, Ilhéus, Coaraci e Ibicaraí.
Economia
Destaca-se no município a presença da fábrica da Cambucy, porém a industrialização é precária, sendo o setor agrícola o mais importante do município. Sua cultura principal é a do cacau, estando situado no coração da chamada região cacaueira da Bahia.
Mais detalhes sobre Itajuípe