Detalhes sobre a cidade de Itabela
O início da povoação foi por volta de 1962, uns 10 anos após a chegada da família Pereira nesta região. O sertanejo de Inhambupe (BA) João Pereira, a matriarca Jovina e os seis filhos se fixam numa propriedade de 18 alqueires. Plantavam principalmente cacau, café e milho. Outros imigrantes chegariam e se estabeleceriam nas imediações da estrada que ligava Porto Seguro a Guaratinga. A povoação cresceu rapidamente, e João Pereira dividiu suas terras. Em meados da mesma década houve o início da construção da BA 02 (hoje BR-101), e vários imigrantes capixabas vieram. Começou a exploração da madeira da Mata Atlântica, também conhecida como "febre do jacarandá", que logo acabaria. Com incentivo do governo estadual, chegaram a existir na região 157 serrarias - em 2006, eram menos de dez.
Foi distrito de Porto Seguro até 14 de junho de 1989, quando a emancipação foi sancionada pelo então governador da Bahia, Waldir Pires.
A explicação oficial da origem do nome Itabela dá conta de que, no início, havia uma tabela com as distâncias de cidades. Daí, por conseqüência de várias cidades da região (a exemplo de Itabuna) terem o prefixo Ita no nome (que em tupi quer dizer "pedra"). Formando "pedra bela".
<<< FELIZ É A NAÇÃO, CUJO DEUS É O SENHOR! >>>
Geografia
Sua população estimada em 2005 era de 28.815 habitantes, dos quais 13.207 homens e 12.539 mulheres. Localiza-se no Extremo sul da Bahia, é uma cidade em desenvolvimento. Tem como fonte principal de renda o cultivo do café conilon e do mamão, além do cacau, coco-da-baía, banana e maracujá. Em 2005, Itabela tinha 58.465 cabeças de gado bovino. O comércio tinha 223 empresas que geravam 821 empregos diretos.
A maior parte de sua população é "parda", e a maioria dos "brancos" de sua população faz parte das famílias descendentes de imigrantes italianos que vieram do estado do Espírito Santo.
Tem como distritos Monte Pascoal e São João do Monte (normalmente apelidada de Montinho). Seus principais povoados são Pindoba, Pé de Serra, São Sebastião e São Cosme e Damião.
Comunicações
Itabela tem duas estações de rádio: Pataxós FM (fundada oficialmente em 7 de setembro de 1993), operando em 90,3 MHz, e Itabela FM (fundada em 2006), operando em 104,9 MHz.
A operadora de telefonia celular Claro é utilizada pela maioria da população, enquanto a telefonia fixa é fornecida pela Oi. As emissoras UHF sintonizadas são a TV Santa Cruz (Globo) no canal 2, além de repetição do sinal da Record e do SBT nos canais 9 e 13, respectivamente.
Infra-estrutura
Itabela tem um grupo de teatro fundado pelo ator Ray Alves, uma biblioteca municipal, um asilo, uma policlínica, um hospital de urgência e emergência edois cemitérios, um dos quais abandonado. No esporte, competições eventuais e o estádio Manzolão. O motocross é um esporte muito prestigiado pela classe alta.
Mais detalhes sobre Itabela