Detalhes sobre a cidade de Ibipitanga
O atual território integrava o município de Ibitiara, do qual foi desmembrado em 16 de Julho de 1962. No dia 6 de Maio de 1962 foi realizado um plebiscito para decidir sobre sua emancipação, tanto que a população comemora o aniversário da cidade nesta data ao invés do 16 de Julho, data da criação do município. Enquanto povoado tinha o nome de Santa Luzia do Barro Vermelho. Em 1937, mudou o topônimo para Ibipitanga, vocábulo indígena que significa abi = terra e pitanga = vermelha. O primeiro prefeito do município foi Francisco Nestor de Araújo, conhecido popularmente como Chico Nestor. Após Chico Nestor, outros cinco prefeitos governaram, incluíndo 5 mandatos de José Xavier Mendes, totalizando 20 anos no governo de Ibipitanga.
Geografia
Se localiza no sertão da Chapada Diamantina, com clima semi-árido e a caatinga como sua principal vegetação. O município - incluindo sua sede - é banhado pelo Rio Paramirim, afluente do Rio São Francisco. No trecho em que cruza a cidade, o rio sofre com a poluição provocada pela falta de rede de coleta de esgoto na cidade.
Economia
Na pecuária, destacam-se os rebanhos de suínos, eqüinos, asininos e ovinos. Conforme registros na JUCEB, possui 01 indústria, ocupando o 144º. lugar na posição geral do Estado da Bahia e 93 estabelecimentos comerciais, 235ª. posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 54 leitos. Registro de consumo elétrico residencial (Kwh/hab.): 38,23 - 357º. no ranking dos municípios baianos. A cidade se divide entre os bairros: Centro, Santa Luzia e Caixa d'Água.
Mais detalhes sobre Ibipitanga