Detalhes sobre a cidade de Guajeru
O nome Guajeru é de origem indígena Tupi-guarani, língua falada pelos primitivos habitantes do litoral brasileiro. Segundo o estudioso Antonio Houaiss, provém do vocábulo ÏWAYU’RU, denominação dada pelos indígenas às plantas de até 10 metros (mato baixo).
O termo Guajeru também é comumente utilizado para designar plantas da família das rosáceas (Chrysobalanus icaco). Pequenas árvores de regiões tropicais da América e da África com flores em racemos e pequenos frutos comestíveis.
O topônimo Guajeru foi adotado em 5 de Fevereiro de 1944, por ocasião da reforma toponímica nacional, em substituição a Santa Rosa do Panasco, o antigo nome do distrito que pertencia ao município de Condeúba.
História
As origens históricas
As origens históricas do município de Guajeru remontam ao período de exploração e povoamento do “Alto Sertão da Serra Geral da Bahia” iniciando em fins do século XVII, quando o rei de Portugal concedeu ao nobre Antônio Guedes de Brito, uma “sesmaria” no Alto Sertão, dando ao mesmo poder para explorar as terras a procura de ouro e de outros metais preciosos e dar início à criação de gado na região. Aliás, todas as terras do sertão baiano foram doadas a duas famílias da mais alta fidalguia portuguesa: Os Garcia d’Ávila (proprietários da Casa da Torre) e os Guedes de Brito.
Ambas encarregaram-se de introduzir a pecuária na região com a criação extensiva do gado vacum, desse modo, a procura por pastagens fez com que o sertão fosse explorado e povoado.
As terras do “Alto sertão”, onde se localiza hoje o Município de Guajeru, bem como todos os municípios vizinhos, pertenciam à propriedade da família Guedes de Brito, e, antes da chegada dos portugueses à região, os habitantes nativos eram índios de diversas tribos: Mongoiós, Pataxós e ymborés (denominados Botocudos pelos portugueses).
O povoamento da região do atual Município de Guajeru está diretamente ligado à exploração das minas de Rio de Contas iniciada em meados do século XVIII. Com a descoberta de ouro na Chapada Diamantina um enorme fluxo populacional deslocou-se da região das Minas Novas (norte de Minas Gerais) e de Goiás para o Alto Sertão baiano, muitas pessoas que vieram a procura de riqueza fixaram morada e permaneceram na região o que deu origem a fazendas e povoados. Além disso, a região do atual Município de Guajeru no século XVIII era caminho de passagem de viajantes e tropeiros que se deslocavam das Minas Novas, norte de Minas Gerais, para a região de Rio de Contas.
Mais detalhes sobre Guajeru