Detalhes sobre a cidade de Coribe
Geografia
O clima do município é úmido e sub-úmido e seco a sub-úmido. O tipo e vegetação é cerrado arbóreo aberto, sem floresta de geleria, gramínea, lenhosa e floresta estacional e semidecidual. O solo é latossolo vermelho-amarelo álico, cambissolo eutrofico, podozolico, hetromórficos gleizados álicos, vertissolo e solos litróficos. O município de Coribe está inserido no polígono das secas, sendo o risco da mesma, médio e alto. O período chuvoso corresponde aos meses de novembro a janeiro. A temperatura média é de 22,1°C.
Os principais rios são: Rio São Formoso onde se encontra com um grande volume hídrico em bom estado de preservação, o mesmo abastece os municípios com deságua no Rio Corrente na cidade de Santa Maria da Vitória e o Riacho do Alegre tem pequeno volume de água, mas o suficiente para o abastecimento da população da cidade. Estão distribuídos na área do município 14 nascentes: Cabeceiras Joaquim Bernardes, Malhada da Onça, dos Porcos, Lagoa da Pedra, Pedra Branca, Deus me Livre, Riacho Grande, Santana, Lagoa Pequena, São José, Ribeirão do Formoso, Riacho do Nado, Rio da Ema os das almas. A primeira abastece a população local com água potável volume: 90.00m3 x 18h = 1.620.000m3 em 1.701 ligações. No município não há encostas, área de preservação e/ou degradação ambiental.
Economia
A aptidão do município é agropastoril típica de subsistência, voltada para o cultivo de lavouras de arroz, cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho, melancia, abóbora, manga tomi, sobressaltando o cultivo da cana-de-açúcar e as pastagens.
Turismo
É conhecida pela amabilidade da população, pelas suas festas: a micareta em janeiro e a tradicional festa junina. Não vamos nos esquecer que lá a feira é na sexta (sábado em Cocos e domingo em Jaborandi).
Mais detalhes sobre Coribe