Detalhes sobre a cidade de Capela do Alto Alegre
O município Capela do Alto Alegre tem suas origens na “Fazenda Desabafo”, que se localiza na parte mais alta da mesma. Seu topônimo originou-se da junção de três elementos distintos: Capela por ter como marco de sua fundação a primeira missa realizada em uma pequena capela improvisada; do Alto, porque estava situada no ponto mais alto da Fazenda Desabafo. E Alegre, pelo fato de sua gente expressar atitudes de extrema alegria.
Vista aérea.
Em decorrência desse fato e da forte discriminação sofrida, a cidade hoje possui dois cemitérios, um para os protestantes e outro para os católicos. Convém lembrar que nos dias atuais católicos e evangélicos vivem harmonicamente nesta sociedade uma prova disso é que já existe católicos enterrados no cemitério protestante.
Aspectos históricos
A fundação da cidade de Capela do Alto Alegre ocorreu aos 17 de abril de 1912, tendo como seu marco de fundação a primeira missa rezada pelo padre Manoel Maria, Pároco de Mairi. Tendo como protagonistas da história da cidade, o Sr. Joaquim Machado, sua esposa, a Srª Rosalina Gomes e seu filho adotivo o Sr. Cornélio Rodrigues dos Santos. IV. Aspectos Religiosos
Atualmente ao analisarmos a festa do padroeiro, Santo Antônio, devido à sua grande tradição, possível considerá-la como um bem imaterial do município. A imagem de Santo Antônio chegou à Fazenda Desabafo em 17 de abril de 1912, data em que foi celebrada a primeira missa. Desconhece-se o fato pelo qual a imagem de Santo Antônio foi trazida àquela fazenda. Sabe-se apenas que ela foi trazida de Salvador até a cidade de Mundo Novo; de lá veio em tropas de burro até Mairi e da cidade de Mairi, o Sr. Cornélio Rodrigues dos Santos, também tropeiro transportou a imagem até a Fazenda Desabafo. Sendo a partir de então introduzido como padroeiro de Capela do Alto Alegre.
As festas do padroeiro ganharam bastante destaque na cidade, visto que a cada ano era escolhido um morador da comunidade para organizá-la. A pessoa encarregada da festa recebia o título de presidente. Sendo o Sr. Donato Alves o primeiro a fazer parte deste grupo.
Por volta por ano de 1935 o Sr. José Gonçalves de Almeida Lima ouviu falar que alguém possuía um Novo Testamento, escrito raro e proibido na época para os moradores daquela vila. Este fato mudaria completamente a história religiosa da cidade.
Anos mais tarde isso resultaria no surgimento dos primeiros grupos do Cristianismo Protestantes de Capela do Alto Alegre e influenciaria na construção de uma nova cultura. Convém ressaltar que nos primeiros anos de instalação da nova prática religiosa os seus seguidores foram duramente perseguidos pela fundadora da cidade a Srª Rosalina Gomes a ponto levá-los para depor na delegacia de Feira de Santana, pois ela não aceitava a introdução dos cultos evangélicos e fazia questão de perseguido-los com intuito de por fim aos mesmos.Na década de 60, o município alcançou um certo desenvolvimento com o surgimento do sisal, sendo que a partir de 1980, desenvolveu, também, a pecuária leiteira. A partir da construção da estrada que liga Capela do Alto Alegre à BR 324, denominada Rodovia Lomanto Júnior, ligando Feira de Santana à Juazeiro, o povoado de Capela do Alto Alegre teve um relativo surto de prosperidade: facilitou o escoamento da produção de sisal e demais produtos agropecuários como: feijão, milho, farinha, mamona e leite.
Mais detalhes sobre Capela do Alto Alegre