Detalhes sobre a cidade de Brumado
O Capitão Francisco de Souza Meira e um grupo de aventureiros chegaram à região onde situa-se o município de Brumado em fins do século XVIII. Conquistando gradativamente terras pelas encostas da Serra das Almas, atingiram a bacia do rio das Contas, de onde partiram em 1813, atrevessando o rio Brumado até a foz do Rio do Antonio. Permaneceram no vale do mesmo rio até transferirem-se para outra área, onde fundaram a fazenda de Bom Jesus do Campo Seco. Essa povoação tomou o nome de Bom Jesus dos Meiras, que em 1877 foi elevada à categoria de vila e o município criado com território desmembrado do de Caetité. Em 1931, o município passou a chamar-se Brumado.
Livros que falam sobre a cidadeRecordar é Viver - Agnelo AzevedoSinhazinha - Afrânio Peixoto.Uma comunidade rural no Brasil antigo - Lycurgo Santos Filho.Idílio de Pórcia e Leolino - Dário Teixeira Cotrim.ABC de Castro Alves - Jorge Amado.Idílio de Pórcia de Castro e Leolino Canguçu - José Walter Pires.O Bom Izú - Sebastião Cardoso (Tiãozito)O Jeque Treiteiro - Sebastião Cardoso (Tiãozito)Poeira no Ar - Mário Rizério LeiteMunicípios emancipados de BrumadoMalhada de Pedras, emancipou-se de Brumado em 1962.Aracatu, emancipou-se de Brumado em 1962.
Turismo
Brumado tem grande possibilidade de se tornar um polo turístico da região, apesar de estar localizado no poligono da seca, a cidade está também aos pés da Chapada Diamantina, o que faz com que seu território possa usufruir dos rios que nascem na Chapada (Rio Brumado e Rio de Contas) e também dos rios que nascem em outras regiões da Bahia como o São João e o Rio do Antônio. Além disso, vale ressaltar que Brumado também possui nascentes de água límpida ao longo do seu território, as quais fazem com que ao longo do percurso de seus riachos surjam matas ciliares, o que torna mais bela a paisagem da região e contribui para uma ampla biodiversidade animal e vegetal. Estes riachos formam também pequenas cachoeiras, bicas e também um tobo-água natural na Serra das Éguas o que faz com que haja uma paisagem impressionante onde fica fácil perceber a transição entre a vegetação da caatinga para a das matas ciliares formando um contraste da paisagem visto em poucas regiões do Brasil. A cidade além das nascentes também é presenteada com Serras e trilhas de fácil acesso, como a da Serra das Éguas que fica a poucos quilômetros da sede do município, e também aos recursos mais distantes da sede, porém mais próximos da Chapada Diamantina, que é o caso do povoado de Cristalândia.
Esses são uns dos pontos turísticos da cidade:
Igreja Matriz.Mercado de Arte.Memorial Municipal.Fazenda Condado.Ruínas do Casarão do BrejoShopping Áppio.A terceira maior mina de magnesita do mundo.Cachoeira da Serra de São Lourenço.Gruta das Lavadeiras.Córrego Bate-Pé e suas cachoeiras e escorregadeiras naturais.Riacho do Coité.Serra das Éguas.Praça e anfiteatro Coronel Zeca Leite.Barragem de abastecimento da cidade.
Mais detalhes sobre Brumado