Detalhes sobre a cidade de Abaíra
Através da história do Brasil, tomamos conhecimento do que evidenciava a fundação de uma cidade no período colonial, era um marco festivo, através da implantação de um “pelourinho” para castigar escravos e os criminosos ou a celebração de uma missa.
Em Abaíra, o único testemunho que prova sua origem é a Igreja Matriz datada de 1879, hoje bastante descaracterizada de sua arquitetura inicial.
E assim começa a história. No final do século XIX, o cidadão José Joaquim de Azevedo, morador do Curralinho, recebeu de herança uma fazenda, onde passou a residir. Tal fazenda era chamada “Capoeira de Cana”, devido à grande quantidade de cana ali existente. José Joaquim de Azevedo estava vendo a necessidade daqueles que o procuravam, achou-se na obrigação de abrir um comércio de gêneros alimentícios para atender os mineradores que se deslocavam do Bom Jesus do Rio de Contas para Mucugê e também o pessoal dos arredores. Com o passar do tempo tornou-se um hábito aos domingos as pessoas procurarem a “Venda” para tomar uma boa cachaça que ali era fabricada. Foi por isso que José Joaquim de Azevedo recebeu o cognome de “Zé da Venda”.
Com o passar dos tempos muitos daqueles frequentadores da “venda” e mesmo os que passavam em busca de minérios, desejosos de se estabelecerem aqui, Zé da Venda começo a doar terras para que eles construíssem ao redor da Igreja. E assim foi crescendo um povoado com o nome de “Venda” num lugar onde era conhecido como Capoeira de Cana.
Zé da Venda era um homem muito religioso e com o crescimento dos frequentadores da venda, sentiu a necessidade de construir uma igreja. No início os atos religiosos eram celebrados numa palhoça, até que a igreja ficasse pronta. Não esquecendo que naquela época sepultavam os mortos junto á igreja, sob a proteção do Senhor, conforme era na tradição dos colonizadores portugueses.
Zé da Venda mandou construir uma igreja que logo ficou pronta no ano de 1879. Ele mandou buscar uma imagem para ser a padroeira da cidade. No dia de sua chegada (da imagem) organizou uma festa que processou no dia 2 de fevereiro de 1879. Para esta festa, foram convidados várias pessoas de outras localidades. A recepção da padroeira Nossa Senhora da Saúde, num lugar chamado Gajé.
Todos esses acontecimentos tiveram como principal patrocinador Zé da Venda. Foi realizada a 1ª Missa pelo padre da cidade de Bom Jesus do Rio de Contas, atual Piatã, o reverendíssimo padre José de Souza Barbosa, conhecido como padre Souza.
Mais detalhes sobre Abaíra